Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Lula lidera ranking de presidenciáveis mais influentes em redes sociais

Fabio Rodrigues-Pozzebom Agência Brasil

Presidente Lula lidera citações em redes sociais entre os candidatos à Presidência nas Eleições 2026 - Fabio Rodrigues-Pozzebom Agência Brasil
Presidente Lula lidera citações em redes sociais entre os candidatos à Presidência nas Eleições 2026

Por Equipe Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 27/10/2025, às 11h22
São Paulo, 27/10/2025 - Levantamento realizado pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados - mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o presidenciável com maior relevância nas redes sociais atualmente, dentre os 11 nomes cotados para disputar o Palácio do Planalto em 2026.
Lula lidera com 79,76 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100, o maior entre os presidenciáveis, seguido por Eduardo Bolsonaro com 58,76, Flávio Bolsonaro com 49,02, Tarcísio de Freitas com 30,14, Fernando Haddad com 12,96, Michelle Bolsonaro com 12,85. Romeu Zema com 12,01, Ronaldo Caiado com 11,78, Ciro Gomes com 10,10, Ratinho Jr com 8,84  e Eduardo Leite com 7,75. 
O levantamento do índice de Relevância das Redes IR² Nexus foi feito entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho deste ano, nas cinco principais redes sociais - Instagram, X, Facebook, YouTube e TikTok. Os dados não incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A análise considerou dados de engajamento, número de seguidores, frequência de publicações e média de interações por post.
Em 1º lugar no score global do IR² Nexus, Lula também aparece à frente em duas das cinco plataformas analisadas: TikTok e Instagram. As outras três redes sociais (X, Facebook e YouTube) têm Eduardo Bolsonaro na 1ª colocação e o atual presidente logo em seguida.
"O presidente Lula manteve o 1º ou 2º lugar em todas as plataformas, demonstrando maior capacidade de mobilização nas redes sociais. Por outro lado, os irmãos Eduardo e Flávio Bolsonaro reforçaram a polarização do cenário político, se revezando nas três primeiras posições e mantendo o engajamento do campo da direita. Vale lembrar que o levantamento considera apenas o volume de interações obtidas por cada perfil, independentemente de seu caráter positivo ou negativo", observa o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski.
Leia também: Lula se aproxima de Trump e acordo com EUA pode sair em poucas semanas
O CEO da Nexus diz ainda que a análise por rede social evidencia diferenças importantes entre as plataformas. "Lula possui mais seguidores em quase todas as redes, exceto no YouTube. Ao mesmo tempo, constatamos que o volume de publicações nem sempre se traduz em maior engajamento, evidenciando a importância da eficiência por post. Perfis menores, algumas vezes, apresentaram impacto relativo elevado, mostrando que conteúdos com menor público podem gerar engajamento proporcionalmente significativo."

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias