Sexta-feira 13: por que a data é vista como sinônimo de azar?
Adobe Stock
São Paulo, 13/02/2026 - A sexta-feira 13 sempre chama atenção por ser considerado sinônimo de azar. Para muitos, é um dia em que tudo pode dar errado.
Em 2026, essa data será ainda mais marcante: o ano terá três delas, em fevereiro, março e novembro, o número máximo dentro do calendário gregoriano.
Leia também: Veja o horário do desfile das escolas de samba do grupo especial de São Paulo
Medo da sexta-feira 13
Mesmo sem nenhuma explicação lógica, muita gente evita compromissos, viagens e decisões importantes nesse dia. Segundo a Association for Psychological Science (APS), o medo da data é uma junção de superstições antigas, religião, eventos históricos e influência da cultura popular.
A sexta-feira, por exemplo, é lembrada como o dia em que Jesus Cristo foi crucificado, o que fez dela um símbolo de sofrimento e mau presságio.
Na Idade Média, era comum que execuções e punições ocorressem nesse mesmo dia da semana, o que reforçou a ideia de negatividade.
O número 13 também carrega má fama, quebrando a sequência considerada “perfeita” do 12, presente nos meses do ano, nos signos do zodíaco e nos apóstolos de Cristo. Segundo a tradição, Judas foi o 13º a se sentar à mesa durante a Última Ceia.
Além da influência cristã, há relatos que remontam à mitologia nórdica. Loki, o deus da trapaça, teria aparecido sem convite em um banquete com 12 deuses e provocado a morte de um deles. Desde então, acredita-se que reuniões com 13 pessoas podem trazer má sorte.
Superstição ganhou força com o tempo
No início do século XX, o livro Sexta-feira 13, de Thomas Lawson, associou a data a tragédias financeiras. Décadas depois, o cinema consolidou esse mito com a série de filmes de terror que ficou famosa levando o mesmo nome.
O medo da sexta-feira 13 é tão real que tem até nome: parascavedecatriafobia. É considerado uma fobia específica, um tipo de transtorno de ansiedade que pode provocar sintomas físicos como taquicardia e crises de pânico. Também é conhecido como frigatriscaidecafobia.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
