Trump ameaça países alinhados ao Brics com tarifa adicional de 10%

@White House / Fotos Públicas

O presidente dos EUA, Donald Trump, promete anunciar tarifas de importação nesta segunda-feira - @White House / Fotos Públicas
O presidente dos EUA, Donald Trump, promete anunciar tarifas de importação nesta segunda-feira

Por Gabriela Jucá, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 07/07/2025, às 08h44
São Paulo, 06/07/2025 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou os países ligados ao Brics com uma tarifa adicional de importação de 10%. "Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será submetido a uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção a este assunto!", escreveu o republicano na rede Truth Social na noite do domingo, 6.
Ainda segundo o post de Trump, os acordos tarifários feitos pelos Estados Unidos com diversos países serão divulgados a partir das 13h (pelo horário de Brasília) desta segunda-feira, 7.
A Cúpula do Brics no Rio de Janeiro termina nesta segunda-feira, 7. No encontro, os países integrantes do bloco sinalizaram “sérias preocupações” com as medidas protecionistas e unilaterais de comércio, em referência à guerra tarifária deflagrada pelo presidente americano, sem citá-lo nominalmente.
Também o bloco condena ataques realizados contra o Irã. O país se tornou membro do bloco na edição anterior, liderada pela Rússia. O bloco afirmou ser necessário que a Palestina tenha uma “representação adequada” em todas as organizações internacionais relevantes, incluindo o acesso a recursos financeiros de instituições multilaterais.
“Condenamos os ataques militares contra a República Islâmica do Irã desde 13 de junho de 2025, que constituem uma violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas, e expressamos profunda preocupação com a subsequente escalada da situação de segurança no Oriente Médio”, escreveram os países-membros no comunicado.

Palavras-chave Brics Irã Trump tarifa

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias