Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Com a chegada dos dias mais frios, é comum sentirmos mais fome e procurarmos por pratos quentes e calóricos. Mas além da temperatura da comida, existe outro fator que pode ajudar o corpo a se aquecer: o tipo de alimento.
Alguns ingredientes ativam um processo chamado termogênese, que é quando o corpo produz calor durante a digestão. Isso acontece com todos os alimentos, mas certos itens exigem mais energia para serem processados, e aí está o segredo dos alimentos termogênicos.
Eles não só ajudam a aumentar a temperatura corporal, como também podem acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de gordura. A seguir, conheça quais são esses aliados naturais para aquecer o corpo, e, de quebra, ajudar na saúde, baseado no estudo publicado no Journal of Nutritional Science and Vitaminology.
Rica em capsaicina, substância que estimula a queima de gordura, a pimenta pode aumentar o metabolismo em até 20%. Um estudo da Universidade de Maastricht (Holanda) mostrou que ela também reduz o apetite e prolonga a sensação de saciedade. Use em saladas, carnes ou sopas.
Essa raiz poderosa pode elevar o gasto calórico em mais de 10%, além de ajudar na digestão. Pode ser consumida crua, em chá, em pó ou usada no preparo de pratos salgados como sopas e carnes.
Além de dar um toque especial às refeições, a canela contribui para manter a saciedade por mais tempo. O estudo mostrou que ela reduz a liberação de insulina após as refeições. Vai bem em bebidas, frutas, cereais e sobremesas.
É uma das bebidas mais populares e conhecidas por estimular o metabolismo. Rico em cafeína, o café ajuda a acelerar a queima de calorias, mas deve ser consumido com moderação, principalmente por quem tem sensibilidade à substância.
Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde pode aumentar em até 40% a queima calórica por conta da combinação de cafeína e flavonoides. Pode ser tomado quente ou frio, duas a três vezes por dia, mas evite antes de dormir, pois pode atrapalhar o sono.
Refeições com ovos, carnes magras e laticínios exigem mais esforço do corpo para serem digeridas. Isso gera mais calor interno e aumenta a queima de calorias.
Embora sejam naturais, esses alimentos não fazem milagres sozinhos. Devem fazer parte de uma dieta equilibrada e, sempre que possível, acompanhados de atividade física regular.
Além disso, pessoas com problemas como gastrite, pressão alta, insônia, gravidez ou amamentação devem ter cuidado e consultar um profissional de saúde antes de incluir grandes quantidades desses itens na alimentação.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.