Câncer de mama: sintomas, fatores de risco e diagnóstico
Envato
29/01/2026 | 16h56
São Paulo, 29/01/2026 - O câncer de mama se desenvolve a partir de alterações em células mamárias, principalmente nas que revestem os ductos mamários, estruturas responsáveis por conduzir o leite. A doença surge quando uma dessas células perde o controle natural de crescimento e deixa de cumprir seu ciclo de vida normal. Em vez de morrer após um período determinado, ela passa a se multiplicar de forma desordenada. Esse crescimento contínuo leva à formação de um tumor, que é uma massa de células capaz de invadir os tecidos ao redor, segundo informações da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Leia também: Alerta OMS: casos de câncer crescerão 77% no mundo até 2050
Com o avanço da doença, essas células podem alcançar vasos sanguíneos e o sistema linfático, responsável pela drenagem das células de defesa do organismo. À medida que o câncer se espalha, ele pode atingir outros órgãos do corpo. Essa capacidade de se espalhar e comprometer órgãos vitais pode levar à falência de funções essenciais do organismo, por isso a doença pode ser fatal.
Fatores de risco do câncer de mama
O principal fator de risco para o câncer de mama é a hereditariedade. Ter parentes de primeiro grau, como mãe ou irmã, com histórico da doença aumenta significativamente o risco.
A idade em que o câncer surge nos familiares também é um fator importante. Casos diagnosticados antes dos 45 anos são considerados atípicos e levantam a suspeita de alterações genéticas herdadas, relacionadas ao DNA compartilhado entre familiares. Quanto mais jovem o parente no momento do diagnóstico, maior a probabilidade de um fator genético envolvido.
Por outro lado, cânceres diagnosticados em idades mais avançadas, como após os 65 ou 70 anos, tendem a estar associados ao envelhecimento natural das células ao longo do tempo.
Leia também: Governo sanciona lei que garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos
Quais são os sintomas do câncer de mama?
Na maioria dos casos, o câncer de mama não apresenta sintomas nas fases iniciais, o que reforça a importância do rastreamento com mamografia. Quando a doença se manifesta clinicamente, o sinal mais comum é o aparecimento de um nódulo palpável na mama, geralmente detectado pelo toque.
Esses nódulos costumam ter cerca de 2 a 3 centímetros quando já podem ser palpáveis. Os tumores detectados pelo toque tendem a ser maiores do que aqueles identificados precocemente pela mamografia.
Em situações mais raras, o câncer de mama pode causar saída de secreção ou sangue pelo mamilo, alterações na pele da mama ou feridas visíveis. No entanto, quando esses sinais aparecem, a doença geralmente já se encontra em um estágio mais avançado.
Leia também: Geração sanduíche: o custo invisível do cuidado e a sobrecarga da mulher
Prevenção e detecção precoce
A mamografia é capaz de identificar tumores milimétricos, a partir de 1 a 2 milímetros, cerca de dois anos antes de se tornarem palpáveis ou causarem sintomas físicos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, todas as mulheres a partir dos 40 anos devem realizar mamografia uma vez por ano, mesmo sem apresentar qualquer sintoma.
Casos específicos, como mulheres com histórico familiar importante de câncer de mama ou ovário, podem exigir um acompanhamento individualizado, iniciado mais cedo e, em alguns casos, associado a outros exames, como a ressonância magnética.
Embora hábitos saudáveis sejam importantes para a saúde geral, eles não eliminam o risco de câncer de mama. A doença pode ocorrer mesmo em mulheres sem histórico familiar ou fatores de risco conhecidos, o que torna o rastreamento regular essencial.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
