Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 04/08/2025 - Popular em receitas doces e bebidas quentes, a canela é uma especiaria queridinha por seu sabor marcante e supostos benefícios à saúde.
No entanto, uma nova pesquisa revelou que o consumo em excesso, especialmente na forma de suplementos concentrados, pode interferir no funcionamento de medicamentos no organismo e representar riscos à saúde.
Leia também: Chocolate amargo ajuda a controlar a pressão? Veja 6 benefícios confirmados pela ciência
O estudo foi publicado neste ano no periódico Food Chemistry: Molecular Sciences e conduzido por cientistas do Centro Nacional de Pesquisa de Produtos Naturais da Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos.
A pesquisa analisou os efeitos do cinamaldeído, composto ativo predominante na canela, sobre enzimas e receptores responsáveis pelo metabolismo de substâncias no corpo.
Os resultados mostraram que, quando consumido em grandes quantidades, o cinamaldeído pode acelerar a eliminação de fármacos, reduzindo sua eficácia terapêutica.
Leia também: Café ajuda a emagrecer? Descubra o que aponta estudo científico
Além disso, os testes apontaram que o óleo de canela e o ácido cinâmico ativaram receptores celulares como o PXR e o AhR, envolvidos na regulação de enzimas metabólicas. Essa ativação, segundo os pesquisadores, pode desencadear interações entre ervas e medicamentos, com potencial impacto negativo, especialmente para pessoas com doenças crônicas ou em uso contínuo de remédios.
A variedade de canela mais comum no mercado, chamada canela-cássia, possui altas concentrações de cumarina, uma substância com efeito anticoagulante. Isso representa um risco adicional para quem já faz uso de anticoagulantes, aumentando a chance de efeitos adversos.
Leia também: Para que serve a cúrcuma? Estudo revela benefícios para a saúde
O estudo destaca ainda que o cinamaldeído apresentou alta biodisponibilidade em simulações de digestão humana e foi rapidamente transformado em ácido cinâmico no fígado, sugerindo que mesmo pequenas doses, se concentradas, podem ter ação potente no organismo. Diante disso, o consumo da canela em forma de suplemento deve ser feito com cautela e sempre com orientação profissional.
Leia também: Medicamentos gratuitos? Conheça os 41 itens disponíveis pelo Farmácia Popular
A canela continua sendo segura quando utilizada em pequenas quantidades na alimentação, mas a ideia de que "quanto mais, melhor" não se aplica nesse caso. O uso exagerado, especialmente sem acompanhamento, pode trazer mais riscos do que benefícios.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.