Como a proibição de esmaltes em gel pode afetar manicures e clientes
Divulgação/Unhas Cariocas
Por Bianca Bibiano e Emanuele Almeida
redacao@viva.com.brSão Paulo, 03/11/2025 - A proibição na última semana de duas substâncias químicas utilizadas em esmaltes em gel e em produtos para alongamento de unhas trouxe novas preocupações para o ramo da beleza e cuidados pessoais, tanto para empresas quanto para clientes, especialmente em relação ao risco para a saúde.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a medida foi tomada para proteger consumidores e profissionais de beleza contra potenciais riscos à saúde, como câncer e problemas de fertilidade. Contudo, esclarece que "não há motivo para alarde", uma vez que os riscos estão ligados apenas a grandes quantidades do produto.
Leia também: Fazer as unhas pode transmitir hepatite? Entenda os riscos e como se prevenir
Quais substâncias dos esmaltes são perigosas e por quê?
"Os últimos estudos que tratavam do tema ainda permitiam até 5% de concentração desses produtos, e os realizados mais recentemente foram feitos em ratos. Então, é um tipo de proibição que se baseia no princípio da precaução", analisa.
Natasha acrescenta ainda que outra consequência do contato com o TPO pode ser a dermatite de contato, que se manifesta por meio de coceira, vermelhidão, descamação e, em alguns casos, pode causar a aderência da pele ao redor da cutícula ou a formação de pequenas bolhas sob a lâmina. Nesses casos, ela indica a retirada das unhas artificiais e a suspensão do procedimento.
Leia também: Dermatite atópica: o que é e como tratar?
Cuidados
A médica dermatologista ressalta que os cuidados ao realizar procedimentos de aplicação e manutenção de unhas de gel devem considerar tanto os riscos apresentados pelas substâncias proibidas quanto outros elementos que fazem parte do serviço.
Um deles é a luz ultravioleta (UV) usada no procedimento, que, com o contato contínuo, pode aumentar as chances de câncer de pele. “Esse tipo de risco é totalmente prevenível. Assim, a cliente deve usar sempre protetor solar durante a aplicação ou manutenção, e o profissional que realiza o procedimento deve usar luvas com proteção ultravioleta”, recomenda.
Empresas se adaptam às novas regras
A única coisa que a gente lamenta é que muitas profissionais dependem disso para sobreviver e o período de fim de ano é estratégico para elas.
Como identificar substâncias proibidas em seu esmalte
- Diphenyl (2,4,6-trimethylbenzoyl) phosphine oxide
- Trimethylbenzoyl diphenylphosphine oxide
- Óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina
- Phosphine oxide, diphenyl(2,4,6-trimethylbenzoyl)
- 2,4,6-Trimethylbenzoyldiphenylphosphine oxide
- (Diphenylphosphoryl)(2,4,6-trimethylphenyl)methanone
- (Diphenylphosphoryl)(mesityl)methanone
- N,N-dimethyl-p-toluidine
- Dimethyltolylamine
- Dimetil-4-toluidina
- N,N-dimetil-p-toluidina
- 4-methyl-N,N-dimethylaniline
- 4-Dimethylaminotoluene
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
