Cortar o sal faz bem? Descubra os efeitos no corpo e na saúde

Foto: Envato Elements

Quem reduz o consumo de sal tende a evitar alimentos industrializados, diminuindo também a ingestão de açúcar e gordura. - Foto: Envato Elements
Quem reduz o consumo de sal tende a evitar alimentos industrializados, diminuindo também a ingestão de açúcar e gordura.

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 04/07/2025, às 10h00

Reduzir o consumo de sal tem efeitos importantes para o funcionamento do organismo, principalmente no sistema cardiovascular e na pressão arterial. Cortar o excesso de sódio é especialmente vantajoso para quem busca proteger o coração, já que diminui a sobrecarga sobre o sistema circulatório. Isso permite que as artérias funcionem melhor e ajuda a manter a pressão sob controle. 

Segundo informações da Cleveland Clinic, uma redução gradual no consumo de sal contribui para equilibrar o funcionamento dos rins, responsáveis por filtrar toxinas e manter o equilíbrio de líquidos no corpo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Americana do Coração também recomendam limitar a ingestão diária de sal a menos de 5 gramas. Essa medida pode ajudar a reduzir em até 25% os casos de hipertensão, diminuindo os riscos de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. O sal em excesso causa retenção de líquidos, o que pode gerar inchaço, principalmente nos pés e tornozelos, além de afetar o funcionamento dos rins.

A redução do sódio exige um ajuste no equilíbrio entre dois minerais fundamentais: o sódio e o potássio. Eles regulam a pressão arterial e a retenção de água no organismo, quando o consumo de sal diminui, o corpo passa a trabalhar melhor nesse equilíbrio, o que favorece o controle da pressão e alivia a carga sobre os rins.

Mas retirar o sal da rotina não significa abrir mão do sabor. Ervas como:

  • Manjericão;
  • Alecrim;
  • Coentro e
  • Orégano.

Além de temperos como alho, cebola, limão e vinagre, podem ser ótimos aliados. Esses ingredientes realçam o sabor natural dos alimentos e ainda oferecem benefícios à saúde, como ação antioxidante e auxílio na digestão de gorduras.

O paladar se adapta?

Com o tempo, sim. Ao reduzir o sódio na alimentação, o corpo passa a perceber melhor o sabor real dos alimentos. Isso acontece porque os receptores do paladar se tornam mais sensíveis, o que melhora a experiência com alimentos frescos e naturais. Além disso, quem reduz o consumo de sal tende a evitar alimentos industrializados, diminuindo também a ingestão de açúcar e gordura.

Benefícios

Entre os principais benefícios observados estão:

  • A melhora na pressão arterial;
  • Menos retenção de líquidos e
  • Melhor funcionamento dos rins.

A longo prazo, essa mudança de "cortar o sal" pode contribuir para uma vida mais saudável, com mais qualidade e bem-estar.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias