10 dicas práticas para prevenir quedas de idosos e aumentar a segurança

Foto: Envato Elements

Quando falamos em envelhecimento, a prevenção ganha um papel fundamental - Foto: Envato Elements
Quando falamos em envelhecimento, a prevenção ganha um papel fundamental

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 19/08/2025, às 17h04

São Paulo, 19/08/2025 - Viver mais e com saúde é o desejo de todos. E, quando falamos em envelhecimento, a prevenção ganha um papel fundamental, principalmente em relação às quedas, que estão entre as principais causas de acidentes domésticos envolvendo pessoas idosas. 

Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, o processo de envelhecimento exige atenção redobrada com a saúde, a alimentação, a prática de exercícios e também com a segurança no ambiente.

Leia também: 8 dicas essenciais para evitar acidentes domésticos

As quedas podem gerar lesões graves, perda de mobilidade e até comprometer a independência do idoso. Mas algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença. Confira abaixo 10 cuidados indispensáveis para reduzir os riscos de queda:

1. Evite tapetes soltos

Prefira retirar os tapetes da casa. Se não for possível, utilize versões antiderrapantes, especialmente no banheiro e em áreas de maior circulação.

2. Instale corrimãos

Escadas e corredores devem ter corrimão dos dois lados para dar mais firmeza e segurança ao caminhar.

3. Escolha bem os calçados

Sapatos fechados, confortáveis e com solado de borracha são os mais indicados, pois reduzem o risco de escorregões.

4. Mantenha o piso seguro

Não use cera no chão e evite transitar em áreas molhadas, irregulares ou muito lisas.

5. Organize os ambientes

Móveis e objetos espalhados pela casa podem se tornar obstáculos perigosos. O ideal é manter os espaços livres para facilitar a mobilidade.

6. Garanta boa iluminação

Deixe uma luz acesa à noite ou use luminárias de fácil acesso para evitar quedas ao se levantar da cama.

7. Tenha o telefone por perto

Manter o aparelho em um local acessível ajuda a evitar deslocamentos desnecessários e situações de risco.

8. Use apoio quando necessário

Bengalas, muletas ou outros instrumentos de auxílio podem ser aliados importantes para quem tem dificuldades de locomoção.

9. Redobre o cuidado nas ruas

Ao atravessar, utilize sempre a faixa de pedestres. Em transportes públicos, espere o veículo parar completamente antes de subir ou descer.

Leia também: Cuidador de idosos: o que é e quanto custa contratar esse profissional?

10. Consulte profissionais de saúde

Acompanhamento médico regular, prática de exercícios orientados e uma alimentação equilibrada ajudam a manter força muscular, equilíbrio e reflexos em dia, fatores que reduzem muito as chances de quedas.

Manter hábitos saudáveis e adotar medidas de prevenção dentro e fora de casa é essencial para que os idosos possam viver com mais segurança, autonomia e qualidade de vida.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias