Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Diagnóstico precoce eleva quase 90% chances de cura do câncer de próstata

Envato

Metade dos homens brasileiros nunca realizou exame preventivo de câncer de próstata - Envato
Metade dos homens brasileiros nunca realizou exame preventivo de câncer de próstata

Por Luísa Giraldo, especial para o Viva

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/11/2025, às 09h26

São Paulo, 1º/11/2025 - O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, superado apenas pelo câncer de pele não melanoma. A condição afeta a glândula, que se modifica naturalmente com a idade, e representa um risco grave à saúde e à qualidade de vida quando o diagnóstico é tardio.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima a incidência da doença em cerca de 53 casos para cada 100 mil habitantes, com novos diagnósticos a cada oito minutos. Um brasileiro morre a cada 38 minutos por causa da doença, segundo a organização.

Leia também: Envelhecimento impulsiona mercado de autocuidado masculino no Brasil

Apesar da alta letalidade no estágio avançado, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revela uma baixa adesão ao rastreamento preventivo. Dois terços dos homens com mais de 40 anos não realizam o exame de toque retal, e cerca da metade nunca fez o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA).

Membro da SBU, o urologista Rodrigo Trivilato pontua que “fatores como envelhecimento, histórico familiar e etnia, com maior incidência em homens negros, podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença”.

Embora os dados sejam alarmantes, o câncer de próstata é um dos tipos mais curáveis quando detectado precocemente. O diagnóstico e o acompanhamento médico regular são fundamentais para aumentar as chances de um tratamento bem-sucedido. 
Trivilato descreve que, nos estágios iniciais, a doença costuma ser assintomática, o que torna o rastreamento preventivo crucial.
“Quando os sintomas aparecem, como dificuldade para urinar, diminuição do jato urinário, vontade frequente de urinar, dor óssea e presença de sangue na urina ou no sêmen, geralmente o câncer já está em estágio mais avançado.”
Leia também: Tratamento inovador para leucemia pode custar até R$ 3 milhões por paciente
O diagnóstico precoce é realizado por meio do PSA, feito por análise de sangue, e do toque retal, que permite avaliar alterações na glândula. “Esses exames são simples e possibilitam detectar alterações antes do surgimento dos sintomas. Quanto mais cedo houver o diagnóstico, maior a chance de cura: chegando a 90%”, completa. 

Tratamento e quebra de tabu

O tratamento para câncer de próstata é individualizado e depende do estágio e do risco do tumor, da idade e das condições clínicas do paciente.
“É possível optar por vigilância ativa nos casos de baixo risco, pela retirada completa da próstata (prostatectomia radical), radioterapia, hormonioterapia e, em casos mais avançados, quimioterapia. A decisão é individualizada e deve considerar também a preferência do paciente”, pontua o urologista Rodrigo Trivilato.

Leia também: Viva Responde dá dicas de doação de lenços e cabelos em tratamento de quimio

Campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, têm papel fundamental na quebra de tabus e no incentivo ao autocuidado masculino. Essas iniciativas ajudam a reduzir a mortalidade ao promover o rastreamento precoce e orientar sobre hábitos saudáveis, tais como a alimentação equilibrada e o
acompanhamento médico anual com o urologista, identifica o especialista.
“O principal objetivo é detectar o tumor o mais cedo possível, garantir maior chance de cura e estimular o homem a cuidar da própria saúde.”

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias