Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Dormência, dor e sensibilidade: como a neuropatia afeta mãos e pés em idosos

Envato

Com neuropatia, paciente passa a ter perda ou diminuição da sensibilidade - Envato
Com neuropatia, paciente passa a ter perda ou diminuição da sensibilidade

Por Bárbara Ferreira

redacao@viva.com.br
17/01/2026 | 16h36
São Paulo, 17/01/206 - A neuropatia é um processo degenerativo dos nervos periféricos que pode causar dor, alteração da sensibilidade e fraqueza muscular, principalmente nas extremidades do corpo, como mãos e pés.
A doença pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, mas é mais comum entre idosos. Por isso, o VIVA conversou com o presidente da Associação Paulista de Neurologia (APAN), Rubens Gagliardi, para entender como a neuropatia afeta a qualidade de vida na terceira idade.
“Costuma-se chamar de síndrome da ‘bota e da luva’, porque a doença atinge essas regiões como se o paciente estivesse usando botas nos pés e luvas nas mãos. O mais comum são as alterações de sensibilidade”, explica Gagliardi.
Segundo o neurologista, o paciente passa a ter perda ou diminuição da sensibilidade, o que pode fazer com que pise em uma pedra sem perceber ou tenha dificuldade para subir escadas e caminhar por longas distâncias, devido à fraqueza muscular.

Quais são as causas e como tratar?

De acordo com Gagliardi, a neuropatia pode ser hereditária ou adquirida e, em geral, está associada a uma doença de base. Entre as causas mais comuns estão diabetes, alcoolismo crônico, deficiência de nutrientes essenciais (como em dietas muito restritivas), além de polineuropatias.
Por se tratar de uma doença degenerativa, a tendência é que os sintomas se agravem com o tempo. O tratamento, explica o neurologista, depende da causa e tem como objetivo estabilizar a progressão da doença e controlar os sintomas.
“O principal é tratar a causa. Além disso, existe o tratamento sintomático. Quando há dor ou alteração da sensibilidade, há medicamentos que atuam diretamente nesses sintomas e proporcionam uma melhora significativa, aliviando um desconforto que muitas vezes é incapacitante”, afirma.

Quando procurar um médico?

  • Dormência persistente nas mãos ou nos pés.
  • Dor, choque ou formigamento frequente.
  • Perda de sensibilidade ao tocar objetos ou ao caminhar.
  • Fraqueza muscular ou dificuldade para subir escadas.
  • Desequilíbrio ou quedas frequentes.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias