Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 08/08/2025 - Envelhecer é um processo natural da vida, mas que exige atenção, cuidado e conhecimento especializado para garantir que essa etapa ocorra com bem-estar e autonomia. É justamente nesse contexto que a gerontologia se destaca.
Em uma área do conhecimento voltada para o estudo do envelhecimento humano em suas diversas dimensões como:
Mais do que compreender o envelhecer, a Gerontologia atua para promover qualidade de vida às pessoas idosas em todas as fases desse percurso.
Leia também: Geriatria e gerontologia: entenda a diferença entre as duas especialidades
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (SBGG-RJ), a Gerontologia é um campo amplo que inclui, entre suas especialidades, a Geriatria, voltada exclusivamente à medicina.
No entanto, a atuação gerontológica vai além da clínica. Ela envolve múltiplos saberes e profissionais que trabalham de forma interdisciplinar para respeitar direitos, garantir a dignidade e atender aos desejos expressos pelas pessoas idosas, inclusive no que diz respeito ao fim da vida.
Leia também: Número de médicos geriatras no Brasil cresce 378% em 14 anos
O Especialista em Gerontologia é o profissional com formação superior em áreas como Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito, Serviço Social, entre outras.
Após passar por avaliação, ele está capacitado para lidar com as complexidades do envelhecimento de forma integrada, com olhar sensível e técnico que respeita a individualidade de cada pessoa.
Leia também: Falta de especialistas e desinformação prejudicam acesso à geriatria, diz médico
Ele desenvolve ações que evitam problemas de saúde comuns à velhice, além de orientar famílias, cuidadores e instituições.
Colabora para adaptar espaços públicos e privados, promovendo acessibilidade, conforto e segurança.
Intervém em casos de perdas físicas ou cognitivas, buscando soluções para a retomada da funcionalidade ou para a adaptação às limitações de forma digna.
Leia também: Como incentivar autonomia em pessoas com Alzheimer e outras doenças degenerativas
Por mais que parece que não, qualquer pessoa pode buscar ajuda de um gerontólogo. Diferente da geriatria que é focada na saúde da pessoa idosa, a gerontologia cuida do envelhecimento humano.
Então, pessoas que buscam envelhecer com saúde e qualidade de vida, independente da idade, poderá buscar essa ajuda profissional.
Leia também: 8 mitos comuns sobre o envelhecimento desvendados
Em um país com população cada vez mais envelhecida, valorizar a gerontologia é um passo essencial para garantir que o envelhecimento não seja visto como um problema, mas como uma fase de potência, dignidade e direito à qualidade de vida.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.