São Paulo, 04/11/2025 - Na próxima sexta-feira, 7, a Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf) realiza seu encontro anual com pacientes, familiares, médicos, pesquisadores e representantes da indústria farmacêutica com abordagens relacionadas a
doenças pulmonares e cardíacas raras, como hipertensão pulmonar, hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) e fibrose pulmonar.
O encontro acontecerá de forma presencial, em São Paulo, e também de forma online, com transmissão pelo canal da Abraf no YouTube. O objetivo é unir conhecimento científico às experiências reais, em conexão direta entre profissionais de saúde e as demandas cotidianas de quem vive com condições crônicas e raras.
No painel “Minha história”, a vice-presidente da Abraf, Débora Lima, apresentará sua trajetória como paciente e falará do impacto do diagnóstico, dos desafios do tratamento e do papel do acolhimento no enfrentamento da hipertensão pulmonar.
Haverá ainda palestras sobre os desafios do transplante pulmonar, tratamento indicado para pacientes em estágio avançado, e os aspectos clínicos e emocionais do processo, com a médica Silvia Vidal Campos, e sobre cuidados paliativos, com foco na escuta ativa, na abordagem integral e na importância do cuidado contínuo ao paciente e à família, com a médica Ana Cláudia Quintana Arantes.
Na parte da tarde, a especialista em políticas públicas Cristina Guimarães discute estratégias para ampliar a participação social e fortalecer a atuação de pacientes e associações na formulação de políticas de acesso, distribuição de medicamentos e expansão de centros de referência.
Serviço
- Evento: Encontro Nacional ABRAF 2025
- Data: 7 de novembro de 2025
- Local: Espaço Abrahão e Rosa – Rua Nestor Pestana, 101, Consolação
- Inscrições para evento presencial: Central do Pulmão – 0800 042 0070
- Transmissão online: Canal do YouTube da Abraf (youtube.com/@abraf_ong)
Curso gratuito sobre asma e DPOC
A Abraf também disponibiliza, até o mês de dezembro, um programa educacional online e gratuito voltado a
cuidadores, profissionais e estudantes da área da saúde, com carga horária de 15 horas e certificação.
O curso tem objetivo de ampliar a compreensão sobre a jornada de quem convive com a
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e a
asma, por meio de aulas com médicos e fisioterapeutas especialistas e relatos da experiência dos pacientes que vivem com as patologias.
“Asma e DPOC são doenças crônicas e prevalentes, que afetam muito a vida de pacientes e familiares. Nosso objetivo é conscientizar e levar aos profissionais a perspectiva dos pacientes, com conhecimento que contribua para melhorar o atendimento e a atenção clínica”, afirma Iara Machado, presidente da Abraf.
As duas doenças comprometem as vias aéreas e podem reduzir a capacidade respiratória. A DPOC é geralmente causada pelo
tabagismo, além da exposição prolongada a partículas e gases irritantes.
O curso estará disponível até dezembro e as inscrições podem ser feitas pelo site da associação,
clicando aqui.