Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Gordura faz bem? Conheça a dieta cetogênica

Foto: Freepik

A dieta cetogênica foi experimentada pela primeira vez como tratamento para epilepsia pediátrica resistente a medicamentos, com o objetivo de minimizar as convulsões na década de 1920. - Foto: Freepik
A dieta cetogênica foi experimentada pela primeira vez como tratamento para epilepsia pediátrica resistente a medicamentos, com o objetivo de minimizar as convulsões na década de 1920.

Por Joana Gianfaldoni

redacao@viva.com.br
07/01/2026 | 10h50
São Paulo, 06/01/2026 - A dieta cetogênica, ou dieta keto, é uma dieta rigorosa, rica em gordura, com níveis variáveis ​​de proteína e, normalmente, muito baixa em carboidratos, levando o corpo ao estado de cetose, onde a gordura é utilizada como principal fonte de energia.
Segundo artigo da Davis Health, da Universidade da Califórnia, esse método pode auxiliar na perda de peso, trazendo também outros benefícios à saúde associados ao emagrecimento.
Na década de 1920, a dieta cetogênica foi desenvolvida para tratar epilepsia em crianças. Nos EUA, a dieta cetogênica ainda é usada para previnir convulsões quando os medicamentos sozinhos não são suficientes. 

Como funciona a dieta cetogênica?

A dieta se resume em reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos na alimentação e aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras. Já a quantidade de proteínas deve corresponder a 20% da alimentação diária.

Quais alimentos posso comer na dieta?

- Vegetais:  espinafre, alface, brócolis e pepino.
- Laticínios como queijo integral, iogurte natural integral, queijo cottage e leite vegetal sem açúcar.
- Óleos: azeite de oliva e óleo de coco
- Sementes: linhaça e chia
- Carnes: frango, carne de porco e bovina
- Frutas com pouco carboidrato como morango e framboesa

Quais alimentos são proibidos?

- Feijão

- Batata

- Pão

- Lentilha

- Chocolate

- Mandioca

- Arroz

- Macarrão

Leia também: Apesar de estar na moda, jejum intermitente pode prejudicar saúde de idosos

Sintomas mais comuns da dieta cetogênica

Seu organismo passará por um período de adaptação, podendo durar alguns dias ou semanas. Sintomas como dor de cabeça, náusea, vômito, cansaço, tontura, alteração de humor, insônia e prisão de ventre, podem surgir nesse período.

Vantagens e desvantagens da dieta cetogênica

Vantagens

Auxilia no emagrecimento, ajudando a reduzir a ingestão de calorias, pois não inclui muitos alimentos que tendem a ser consumidos exageradamente.

Leia também: Quanto custa um atendimento home care para pessoas idosas?

A dieta cetogênica pode ajudar no tratamento da síndrome dos ovários policísticos, pois o peso diminui e ajuda a equilibrar os níveis hormonais e glicêmicos. Essa dieta também pode ter efeitos positivos para pessoas com epilepsia, auxiliando no controle das crises.

Desvantagens

Essa dieta é baixa em carboidratos, o que significa que você não pode comer muitas frutas e verduras. Isso pode levar a deficiência de vitaminas A, E e B6.

Prisão de ventre e outros problemas gastrointestinais podem aparecer devido à baixa ingestão de fibras.

Riscos metabólicos a longo prazo

Segundo um estudo feito por pesquisadores da University of Utah Health e publicado na Science Advances, a dieta cetogênica traz riscos metabólicos a longo prazo. Os pesquisadores colocaram camundongos adultos machos e fêmeas em quatro dietas:  

- dieta ocidental rica em gordura

- dieta baixa em gordura e rica em carboidratos

- dieta cetogênica clássica onde quase todas as calorias vêm da gordura

- dieta pobre em gordura compatível com proteínas

O estudo mostrou que a dieta cetogênica pode ter impactos graves na saúde metabólica. Em uma dieta realmente rica em gordura, os lipídios necessitam ir para algum lugar, e nromalmente acabam no sangue e no fígado. Esse estudo também mostrou uma alteração na regulação do açúcar no sangue. Após dois a três meses na dieta cetogênica, os ratos apresentavam níveis baixos de açúcar no sangue e insulina.

Leia também: Apenas 11% dos brasileiros cuidam da saúde em preparação para envelhecimento

A dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Se você tem como meta mudar seus hábitos alimentares, é importante consultar o seu médico para que ele prescreva a melhor dieta para a sua idade, perfil e condições metabólicas. Nunca comece uma dieta sem orientação médica.

Palavras-chave Dieta cetogênica

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias