Quais alimentos aumentam o risco de câncer? Veja o que dizem especialistas

Foto: Envato Elements

De acordo com o Ministério da Saúde, algumas escolhas alimentares podem elevar a probabilidade de desenvolver câncer - Foto: Envato Elements
De acordo com o Ministério da Saúde, algumas escolhas alimentares podem elevar a probabilidade de desenvolver câncer

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 03/10/2025, às 15h41

São Paulo, 03/10/2025 - Uma dieta equilibrada é considerada uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde e reduzir o risco de doenças crônicas. Entre elas está o câncer, que pode ter até 20% dos casos relacionados a hábitos alimentares inadequados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com o Ministério da Saúde, algumas escolhas alimentares podem elevar a probabilidade de desenvolver câncer. Entre elas estão: 

Leia também: Diagnóstico precoce é essencial para vencer o câncer de mama

- Carnes processadas como salsicha, presunto, linguiça e bacon estão na lista de carcinógenos do grupo 1, categoria que já tem evidência científica de ligação com a doença;

- Ultraprocessados, como salgadinhos, doces, refrigerantes e biscoitos, concentram açúcares, gorduras ruins e aditivos químicos; e

- Enlatados podem conter Bisfenol A (BPA), associado a alterações hormonais e celulares.

Leia também: O câncer no apêndice deixou de ser raro? Entenda o aumento entre Millennials e Geração X

Consumo significa câncer?

Não. Ingerir esses alimentos não garante que alguém terá a doença. O problema está na frequência e na combinação com outros fatores de risco, como:

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo; e
  • Predisposição genética.

Quanto maior a soma de hábitos prejudiciais, maior a probabilidade de desenvolvimento do câncer.

Leia também: O que se sabe sobre a vacina universal contra o câncer?

Alimetação
Foto: Adobe Stock

A boa notícia é que a alimentação também pode ser uma aliada poderosa. Frutas, legumes, verduras, grãos integrais, feijões e castanhas fornecem nutrientes, fibras e antioxidantes que fortalecem o corpo e ajudam a evitar processos inflamatórios.

Leia também: Leucemia mieloide: entenda os sintomas do câncer de Afonso em Vale Tudo

O INCA recomenda consumir ao menos cinco porções diárias de vegetais, sendo duas de frutas e três de legumes ou verduras sem amido, como cenoura, tomate e couve-flor.

A importância dos hábitos saudáveis

Não existe alimento único capaz de curar ou evitar o câncer. A prevenção está no conjunto de atitudes:

  • Manter o peso adequado;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Reduzir o consumo de álcool;
  • Não fumar; e
  • Priorizar refeições variadas e coloridas.

Leia também: Casos de câncer de pele crescem entre idosos: entenda os riscos e como se prevenir

O Inca oferece em seu site conteúdos exclusivos sobre alimentação e câncer. Há dicas práticas, materiais educativos, esclarecimento de mitos e orientações específicas para pessoas que estão em tratamento ou acompanhamento contra o câncer.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias