Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Planos de saúde avançam em todas as regiões; Norte lidera crescimento

Envato

Segundo pesquisa, o movimento acompanha o desempenho do mercado de trabalho formal, com aumento de contratações refletindo no número de beneficiários - Envato
Segundo pesquisa, o movimento acompanha o desempenho do mercado de trabalho formal, com aumento de contratações refletindo no número de beneficiários
Bianca Bibiano
Por Bianca Bibiano bianca.bibiano@viva.com.br

Publicado em 21/11/2025, às 11h57

São Paulo, 21/22/2025 - Todas as regiões do Brasil registraram aumento no total de beneficiários de planos médico-hospitalares no intervalo de setembro de 2024 a setembro de 2025. Os dados integram a 111ª Nota de Acompanhamento de Beneficiários, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), e mostram expansão disseminada pelo País. O crescimento nacional foi de 2,8%.

O Norte aparece como o maior destaque proporcional, com avanço de 5,6% no período. Já o Sudeste concentrou o maior salto em números absolutos, adicionando 833 mil vínculos ao longo de 12 meses.

A maior alta proporcional foi no Amazonas (12,2%), e o maior aumento absoluto em São Paulo (592,3 mil), na mesma comparação.

Leia também: Pesquisa Ipsos mostra que médicos têm percepção negativa sobre planos de saúde

Entre junho e setembro de 2025, o cenário também foi de crescimento em todas as regiões, mantendo a trajetória positiva verificada desde 2020. A expansão é impulsionada principalmente pelos planos coletivos empresariais, que representam aproximadamente 73% das contratações médico-hospitalares.

Segundo o IESS, o movimento acompanha o desempenho do mercado formal. Entre setembro de 2024 e setembro de 2025, o estoque de empregos com carteira assinada subiu 2,9%, alcançando 48,9 milhões de postos. No mesmo período, os planos coletivos empresariais avançaram 4,4%, totalizando 38,8 milhões de beneficiários.

"O ritmo de expansão dos planos coletivos reflete o dinamismo do mercado de trabalho. A continuidade da criação de empregos formais é fundamental para ampliar o acesso à saúde suplementar em todo o País", destacou em nota José Cechin, superintendente executivo do IESS.

Leia também: Preço dos planos de saúde cresce 327% em 18 anos, quase o dobro da inflação

No recorte estadual, o Amazonas apresentou a maior alta proporcional (12,2%), enquanto São Paulo registrou o maior incremento absoluto, com 592,3 mil novos beneficiários. Somando todas as regiões, o País contabilizou 1,43 milhão de novos vínculos em planos médico-hospitalares.

Crescimento de planos médico-hospitalares por região

  • Norte: 5,6%
  • Nordeste: 2,8%
  • Sudeste: 2,7%
  • Sul: 2,3%
  • Centro-Oeste: 2,3%

Planos odontológicos também crescem

O segmento exclusivamente odontológico manteve trajetória de expansão e alcançou 34,9 milhões de beneficiários em setembro de 2025. Em 12 meses, houve crescimento de 2,8%, e no trimestre, de 2,4%. Entre os maiores destaques proporcionais estão Santa Catarina (6,5%), Espírito Santo (5%) e Paraná (6%).

Leia também: Saiba quais são os prazos máximos para exames e consultas em planos de saúde

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias