Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brO termo gravidez tardia costuma referir-se a mulheres que engravidam após os 35 anos. Embora as mulheres hoje em dia adiem cada vez mais a maternidade, a fertilidade começa a diminuir a partir dos 30 anos, com uma queda acentuada após os 35, por isso o assunto costuma despertar algumas dúvidas.
Isso acontece devido ao envelhecimento dos óvulos e ao aumento das chances de problemas de saúde, como miomas uterinos e endometriose, que podem afetar a fertilidade. De acordo com artigo da American College of Obstetricians and Gynecologists, mulheres acima de 35 anos devem procurar um ginecologista se não engravidarem após 6 meses de tentativas.
Para aquelas com 40 anos ou mais, a consulta médica deve ocorrer antes de tentar engravidar. É recomendado também realizar exames para avaliar a saúde reprodutiva e detectar possíveis causas de infertilidade.
À medida que a mulher envelhece, o número de óvulos nos ovários diminui, e os óvulos restantes tendem a ter mais cromossomos anormais. Isso eleva as chances de anomalias genéticas, como síndrome de Down, síndrome de Patau e síndrome de Edwards.
Além disso, a probabilidade de complicações durante a gestação aumenta, como o risco de pré-eclâmpsia, uma condição relacionada à pressão alta. No entanto, é muito importante reforçar que isso não é uma regra.
Embora a fertilidade diminua com a idade, a medicina moderna oferece opções como a fertilização in vitro (FIV) e o congelamento de óvulos. O congelamento de óvulos, por exemplo, permite que as mulheres preservem seus óvulos para uso futuro, caso decidam ter filhos mais tarde.
De qualquer maneira, é importante lembrar que, embora o risco de complicações seja maior com a idade, muitas mulheres com mais de 35 anos têm gestações bem-sucedidas e saudáveis. A chave é uma boa preparação antes da gravidez, mantendo um estilo de vida saudável além de realizar acompanhamento médico regular.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.