Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Reino Unido alerta para pancreatite aguda ligada a canetas emagrecedoras

Adobe Stock

Agência afirmou ter recebido 1.296 notificações da condição associada aos medicamentos até 2025 - Adobe Stock
Agência afirmou ter recebido 1.296 notificações da condição associada aos medicamentos até 2025
Por Pedro Marques

02/02/2026 | 11h34

São Paulo, 02/02/2026 - A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA, na sigla em inglês) emitiu um comunicado na quinta-feira passada, 29, alertando sobre um pequeno risco de de pancreatite aguda grave em pessoas que utilizam medicamentos agonistas de GLP-1, como a caneta emagrecedora Mounjaro ou o remédio Wegovy.

A MHRA, que funciona como a Anvisa britânica, afirmou ter recebido 1.296 notificações da condição associada aos medicamentos até 2025.

Leia também: Alcoolismo pode causar pancreatite nos 50+; entenda sintomas e tratamentos

A pancreatite aguda é um efeito colateral conhecido, porém pouco frequente, do uso de GLP-1. Em alguns casos extremamente raros, as complicações da pancreatite aguda podem ser particularmente graves. Profissionais de saúde e pacientes são lembrados da importância de ficarem atentos aos sintomas iniciais, como dor abdominal intensa e persistente, que pode irradiar para as costas e vir acompanhada de náuseas e vômitos", informou a agência em seu comunicado.

Leia também: Importação de canetas emagrecedoras já supera itens como salmão e smartphones

Embora os GLP-1 sejam geralmente considerados seguros e eficazes para os usos autorizados, como todos os medicamentos, eles não estão isentos de riscos. "Pessoas que utilizam GLP-1 devem estar cientes dos sintomas de pancreatite grave e procurar atendimento médico urgente caso os apresentem", ressaltou a agência britânica.

Baixo risco

Alison Cave, diretora de Segurança da MHRA, afirmou que "o risco de desenvolver esses efeitos colaterais graves é muito pequeno"

Para a maioria dos pacientes que recebem prescrição de GLP-1, trata-se de medicamentos seguros e eficazes, que proporcionam benefícios significativos à saúde. Mas é importante que pacientes e profissionais de saúde estejam cientes e atentos aos sintomas associados", acrescentou a especialista.

Segundo a agência, "se você, ou alguém de quem cuida, estiver utilizando GLP-1 e notar sintomas como dor abdominal intensa e persistente, que pode irradiar para as costas e vir acompanhada de náuseas e vômitos, recomendamos procurar um profissional de saúde".

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias