Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]Você sabia que o celular pode ser um dos objetos mais contaminados do seu dia a dia? Levar o aparelho ao banheiro, deixá-lo sobre a mesa do restaurante, tocá-lo logo após andar de transporte público, tudo isso contribui para que ele acumule germes, bactérias e outros microrganismos capazes de circular entre ambientes e até de pessoa para pessoa.
Leia também: 4 formas discretas que seu celular pode usar para rastrear seus dados
De acordo com a ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), os smartphones são grandes vetores de contaminação por estarem em contato direto com as mãos e superfícies que raramente estão limpas. É comum, por exemplo, deixá-los em bancadas, mesas, bancos de carro ou até no banheiro, locais com diferentes níveis de sujeira e riscos biológicos.
A boa notícia é que a higienização correta do celular é simples, prática e não compromete sua estrutura. O segredo está em escolher os produtos certos e usar a técnica adequada.
Leia também: 8 erros ao usar o celular que encurtam a vida útil do aparelho
Embora populares, esses produtos não são indicados para limpar o celular. Eles podem danificar a tela, oxidar peças internas e reduzir a vida útil do aparelho. Melhor manter distância.
Esses são os produtos mais recomendados para higienização de eletrônicos. O álcool isopropílico 70% é eficaz contra microrganismos e não agride o material da tela. Já o detergente neutro pode ser diluído em água e usado com moderação.
Para evitar excesso de líquido e infiltração, sempre aplique o produto de limpeza em um pano macio antes de passá-lo no celular. Nunca borrife ou despeje diretamente sobre o dispositivo.
Leia também: 4 modelos ideais de celular para idosos e como escolher o melhor
O ideal é usar um pano de microfibra limpo e seco, que não solte fiapos. Faça movimentos suaves e em linha reta, de cima para baixo. Evite esfregar em círculos, isso espalha a sujeira em vez de remover.
Se o aparelho estiver com sujeira visível (poeira, gordura, resíduos), faça uma primeira limpeza com pano úmido e detergente neutro.
Já a segunda é o uso de produtos. Depois da primeira limpeza aplique o desinfetante. Isso aumenta a eficácia da higienização e evita a formação de biofilmes.
Leia também: Seu celular está lento? Este pode ser o problema; confira
Não adianta limpar o celular uma vez por semana se você o manuseia logo após tocar em corrimãos, botões de elevador ou transporte público. O ideal é higienizá-lo sempre que fizer a limpeza das mãos.
Leia também: Celular travando? Truque pouco conhecido do WhatsApp pode ajudar
Manter um frasquinho de álcool isopropílico e um pano de microfibra na bolsa, no banheiro ou no carro pode facilitar essa rotina. Seu celular fica mais limpo, você reduz o risco de doenças e ainda preserva o funcionamento do aparelho por mais tempo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.