7 em cada 10 brasileiros das classes ABC assinam streamings; veja os mais populares

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No outro extremo, estão os que se limitam a um streaming - Foto: Envato Elements
No outro extremo, estão os que se limitam a um streaming

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/09/2025, às 09h03

São Paulo, 01/09/2025 - O consumo de plataformas digitais de filmes, séries e outros conteúdos se consolidou entre os brasileiros das classes A, B e C.

Segundo a Pesquisa e Inteligência de Dados feita pela Nexus, 72% desse público utiliza pelo menos um serviço de streaming. O estudo mostra que 27% dos usuários têm apenas uma assinatura, enquanto 26% pagam por duas ou três plataformas. 

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Já a fatia de 19% que investe em quatro ou mais serviços é composta, sobretudo, por pessoas da classe A, moradores do Norte e Centro-Oeste e brasileiros com ensino superior completo.

No outro extremo, estão os que se limitam a um streaming, em sua maioria integrantes da classe C, solteiros e residentes do Nordeste.

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Streamings mais assinados

A Netflix segue como líder absoluta entre os serviços disponíveis no país, presente em 59% das assinaturas. O alcance é ainda maior no Sul, na classe A e entre pessoas com ensino superior, grupos que ultrapassam 70% de adesão.

Em segundo lugar aparece o Prime Video, com 33%, seguido por Globoplay (26%), HBO Max (22%) e Disney Plus (22%).

Além de ser a mais popular, a Netflix também é considerada a plataforma mais completa por 48% dos entrevistados, sendo citada entre as três melhores por 76% do público.

TV com logo Netflix
Apesar disso, 69% dizem assistir mais filmes e séries online / Pixabay

O conteúdo que atrai

A preferência de conteúdo também ajuda a explicar a força dos streamings. Os filmes aparecem como principal escolha, com 81% das menções, seguidos por séries (73%).

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Notícias, documentários, novelas, esportes, animações, shows e reality shows surgem em posições posteriores, mas com participação relevante dentro de nichos específicos.

A pesquisa indica ainda que, mesmo com o crescimento dos serviços digitais, a televisão tradicional mantém espaço. 35% dos entrevistados afirmaram ter aumentado em algum grau o consumo de TV aberta ou por assinatura após aderirem ao streaming.

Apesar disso, 69% dizem assistir mais filmes e séries online do que na TV convencional, sendo que 58% declaram que a diferença é grande.

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O que mantém a fidelidade dos assinantes?

O gasto mensal com plataformas de vídeo também foi avaliado. Para 35% dos brasileiros das classes A, B e C, o desembolso não ultrapassa R$ 50.

Outro grupo de 35% gasta entre R$ 51 e R$ 100, enquanto 13% destinam de R$ 101 a R$ 200 ao mês e apenas 5% superam os R$ 200.

A principal motivação para manter a assinatura é a variedade de títulos, apontada por 68% dos entrevistados. Em seguida vêm o custo-benefício (34%) e o acesso a produções originais (29%).

Tv
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O levantamento revela ainda diferenças entre plataformas. Enquanto a variedade de catálogo é a razão mais citada por clientes da Netflix e do Prime Video, a questão do preço pesa mais entre usuários do HBO Max e do Globoplay. Já os conteúdos exclusivos são um atrativo importante para quem escolhe o Prime Video.

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A pesquisa sobre o uso de streaming foi realizada entre os dias 14 e 20 de julho de 2025, em todas as unidades da federação, com mil entrevistados a partir de 16 anos.

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