84% das tentativas de fraudes no Brasil envolvem o uso do RG
Divulgação - Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul
São Paulo, 04/12/2025 - Um levantamento inédito da empresa de verificação inteligente Caf identificou cerca de 51 mil tentativas de fraude documental no Brasil em 2025. O número segue em uma crescente, mais que dobrando desde às 19 mil tentativas registadas em 2022.
Do total de tentativas, 84% envolveram o Registro Geral (RG) e 14% a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os documentos mais usados no dia a dia.
Leia também: Estudo aponta como a Meta lucra com publicidade de golpes financeiros
Para o CTO da Caf, José Oliveira, a prevalência do RG em casos de fraude não é surpreendente, dada a diversidade de versões em circulação no País.
“O Brasil ainda convive com inúmeras versões de RG em circulação, o que amplia a superfície de fraude. Isso torna inviável depender apenas de inspeção visual ou de processos manuais”
Oliveira reforça que as comunidades de práticas irregulares, especializadas em falsificação, continuam investindo em novas abordagens para ter ganho financeiro, e o mercado demanda soluções eficazes para validação de documentos e identidade.
Leia também: Como saber se fizeram empréstimo no meu nome?
O especialista aponta que a Inteligência Artificial (IA), treinada com um extenso banco de dados documental, é hoje capaz de identificar uma ampla variedade de sinais críticos, incluindo indícios de manipulação ou adulteração digital, o que garante agilidade e segurança ao processo.
“Contudo, em determinados casos, o modelo híbrido, que combina tecnologia e análise humana especializada, oferece mais precisão e confiabilidade na verificação, com acurácia em torno de 98% na detecção de fraudes”, destaca Oliveira.
Para chegar aos resultados, a companhia utilizou sua tecnologia de “Documentoscopia”, que realiza uma varredura detalhada para validar a autenticidade de diferentes tipos de documentos. O sistema integrou técnicas como tipificação automática, captura assistida, OCR para extração de dados e análise humana. Ao todo, mais de 11 milhões de documentos foram analisados no processo.
Novo RG
Em 2022, o Governo Federal lançou uma nova versão do RG, chamada de Carteira de Identidade Nacional (CIN). Como novidade, a CIN utiliza somente o número de CPF para o registro, focando em maior praticidade e segurança.
A CIN pode ser emitida gratuitamente em qualquer Unidade Federativa, através do endereço "gov.br/identidade", em versão física e digital. Apesar de não mais emitido, o RG tradicional continua valido até 2032.
*Estagiário sob supervisão de Bianca Bibiano.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
