Imagem divulgação
Por Isabela Toledo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 27/11/2025 - Durante a pandemia, o ator Kunal Nayyar, famoso por interpretar Raj Koothrappali na série The Big Bang Theory, enfrentou dificuldades ao organizar documentos essenciais para a viagem dos pais da Índia para os Estados Unidos.
A necessidade de centralizar informações importantes inspirou a criação do IQ121, novo app focado em facilitar o compartilhamento seguro de dados pessoais e preservar legados familiares.
O IQ121 permite armazenar e compartilhar uma grande variedade de documentos, como procurações, testamentos, registros de veículos, dados bancários, apólices de seguro, prontuários médicos e senhas.
Além disso, o app guarda fotos, vídeos e mensagens personalizadas, promovendo conexão emocional entre familiares e sucessores. Assim, reforça a importância de preservar documentos, memórias e legados para as próximas gerações.
“Lidar com o luto já é insuportável. Queríamos criar uma forma humana de orientar qualquer pessoa que enfrente uma perda”, afirma Nayyar.
Leia também: Como aproveitar as vagas em SP da capacitação "Jornada da TecnologIA"
Segundo o porta-voz Tim Ashley Sparks, o IQ121 é mais que um arquivo digital, "é um espaço para preservar o que torna a vida de uma pessoa significativa."
Leia também: 9 a cada 10 empresas brasileiras planejam implementar agentes de IA
O aplicativo não é voltado apenas para idosos: qualquer pessoa pode proteger seus registros ao longo do tempo. Os planos permitem que informações sejam automaticamente transferidas para sucessores confiáveis, garantindo continuidade e organização.
A segurança é garantida por criptografia AES-256, padrão usado por bancos e governos em todo o mundo.
Disponível para iOS e Android, o app suporta seis idiomas, inglês, japonês, chinês, espanhol, português e russo, e oferece armazenamento de 5 GB tanto no plano gratuito quanto nos modelos pagos, que custam R$ 27,99 por mês ou R$ 259 ao ano.
Leia também: USP desenvolve recomendações para aumentar inclusão digital de pessoas idosas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Patrimônio