ECA Digital: ANPD reforça importância do letramento digital de responsáveis
Arquivo Pessoal
Seguir os regulamentos do ECA Digital demanda orientação. Investir em educação midiática é fundamental para que os mecanismos da nova lei funcionem."
Próximos passos para a aplicação do ECA Digital
Miola comentou que a nova lei é "prioridade máxima da ANPD", que tem a função de supervisão e fiscalização; sendo um dos principais agentes. Com o ECA Digital entrando em vigor em março, ele elencou quatro próximos passos que a agência seguirá:
- Documentos e guias de orientação para as empresas, explicando quais serão afetadas pelas novas regras e como se adequar a elas
- Atualização da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), devido a atuais divergências que ela possui com o ECA Digital.
- Garantir que as crianças e adolescentes sejam ouvidos na produção de normas da ANPD.
- Definir parâmetros para os mecanismos de aferição de idade. O diretor explica que é dever da agência cobrar transparência das plataformas responsáveis por averiguar a idade dos usuários, e garantir a proteção dos dados.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
