Envato
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 20/09/2025 - A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) ainda está longe de ser uma realidade consolidada no ambiente corporativo brasileiro. O estudo 'Mapa da GenAI no Brasil', produzido pelo TEC Institute em parceria com a MIT Technology Review Brasil, consultou 350 executivos de diferentes setores e apontou que apenas 7,9% das companhias conseguiram integrar a tecnologia de forma completa em seus processos.
Leia também: É golpe! Entenda como criminosos usam falsas atualizações para roubar dados
Por outro lado, quase 30% não possuem qualquer iniciativa em andamento e mais da metade ainda está em fase de construção de uma estratégia formal.
Os números também indicam lacunas na governança e na gestão de talentos. No campo ético, 46,1% das empresas não possuem regras claras para o uso da GenAI, o que pode expor as organizações a riscos regulatórios e de imagem.
Em relação às equipes, em três de cada quatro organizações não há profissionais dedicados exclusivamente ao tema e, em 25% dos casos, não existe sequer uma pessoa responsável pelo assunto.
Leia também: Deixar o celular no carregador após carga completa estraga a bateria? Veja
Leia também: YouTube anuncia novas ferramentas de IA para criadores de conteúdo
O caminho para reverter esse quadro passa por consolidar políticas de governança, investir em capacitação e garantir integração consistente da GenAI às operações corporativas, aponta o estudo.
O debate sobre os rumos da tecnologia no País terá destaque no EmTech Brasil 2025, que ocorrerá em São Paulo, nos dias 29 e 30 de setembro, no Hotel Tivoli Mofarrej.
Leia também: Anatel e Unesco lançam projeto voltado à inserção digital de idosos
O evento reúne lideranças empresariais, acadêmicas e governamentais, além de especialistas internacionais em áreas como:
A conferência, criada pelo MIT, chega pela primeira vez ao Brasil com a proposta de antecipar tendências, incluindo a GenAI, e ajudar organizações a transformar incertezas em vantagem competitiva. Ingressos e informações adicionais estão disponíveis no site oficial do evento link (aqui).
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.