Adobe Stock
São Paulo, 06/11/2025 - A polícia Civil de São Paulo deu início nesta semana ao envio de mil notificações para pessoas que estão em posse de aparelhos com restrição criminal. A ação integra o sistema SP Mobile, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública para recuperar celulares roubados ou furtados.
Os aparelhos que estão recebendo os comunicados foram identificados graças ao cruzamento de informações dos boletins de ocorrência com dados fornecidos pelas operadoras de telefonia.
Desde o último mês de junho, quando foi implantado, o SP Mobile tem emitido notificações mensais. Os policiais também fazem buscas em estabelecimentos, pontos de receptação e comércios que vendem produtos de origem criminosa. Este conjunto de ações respondeu até agora pela recuperação de mais de 11 mil aparelhos.
Leia também: Como reforçar a proteção do seu celular para o caso de um roubo
O objetivo da operação é devolver os aparelhos que foram reativados por terceiros.
A partir do momento em que a notificação é recebida, as pessoas passam a ter três dias para comparecer à delegacia.
Caso a legalidade da compra não seja comprovada, o celular deverá ser devolvido espontaneamente.
Atenção! Quem não atender a intimação poderá responder criminalmente por receptação.
“O sistema está avançando e sendo constantemente aprimorado para que a Polícia Civil possa, cada vez mais, desarticular organizações criminosas voltadas à receptação de celulares”, diz coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba.
Leia mais: Dificuldade com tecnologia de pessoas 50+ não é tabu, faz parte de envelhecer
As ações do sistema SP Mobile têm contribuído para a redução dos casos de roubos e furtos de celulares no Estado, segundo a Secretaria de Segurança Pública. De janeiro a setembro foram 195,1 mil roubos e furtos de celulares registrados no Estado, o que representa uma queda de 22% em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram 248,9 mil aparelhos.
A capital paulista também teve uma diminuição nos índices. As ações das polícias Civil e Militar resultaram na redução de 13% dos roubos e furtos entre janeiro e setembro deste ano. Em nove meses, foram 46,3 mil casos registrados. Já no mesmo período do ano anterior, ocorreram 53,1 mil assaltos.
A polícia orienta para que em caso de roubo ou furto seja feito imediatamente o bloqueio do aparelho, o boletim de ocorrência com o número do IMEI e a troca de todas as senhas das contas vinculadas ao aparelho.
O International Mobile Equipment Identity (IMEI) é uma identificação única, como um RG de cada aparelho, composta de 15 dígitos. Para descobrir o IMEI do celular, existem 4 maneiras:
Em julho, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública regulamentou o acesso à base de dados de celulares com restrição pelo Celular Seguro BR. Assim, o cidadão pode consultar se um aparelho tem registro de roubo, furto ou extravio, antes que feche a compra.
Dentro do app, ao clicar em Celulares com Restrição na tela inicial, basta digitar o IMEI com 15 números ou clicar em Ler Código de Barras, com a câmera do telefone.
Para baixar o aplicativo clique neste link.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Bolsa Família