Novos aparelhos Android virão com "modo ladrão" por padrão no Brasil
Envato
14/11/2025 | 16h37
São Paulo, 14/11/2025 - Durante o evento “Só no Android”, realizado esta semana em São Paulo, o Google anunciou que as configurações de proteção contra roubo de celulares, conhecida como "modo ladrão", dos aparelhos Android, virão ativos automaticamente para os aparelhos vendidos no Brasil.
Leia também: Como reforçar a proteção do seu celular para o caso de um roubo
A principal diferença deste modo está no bloqueio do aparelho. Para evitar que o criminoso consiga acessar os dados da vítima, o sistema operacional têm essas três configurações de bloqueio:
- Bloqueio de detecção de roubo: esta função utiliza Inteligência Artificial para detectar se o celular foi furtado por alguém, como um ladrão em uma moto. Além disso, é capaz de identificar padrões estranhos, como a movimentação para lugares pouco comuns à vítima.
- Bloqueio de dispositivo offline: com esta configuração, o celular é bloqueado automaticamente se ficar desconectado da internet por um tempo incomum, ou tiver seu chip retirado.
- Bloqueio rápido remoto: apesar de não funcionar automaticamente, esta função facilita o bloqueio remoto pelo usuário; dispensando a senha da conta Google e exigindo apenas o número do chip para realizar o procedimento.
Proteção contra golpes de banco
Outra novidade anunciada pelo Google é a função para prevenir golpes em instituições financeiras. Uma nova ferramenta conseguirá identificar um tipo comum desta fraude: a ligação enganosa de um suposto call center de banco.
O mecanismo vai detectar se o usuário está fazendo uma chamada enquanto acessa algum aplicativo de instituição financeira. Se a chamada estiver sendo feita por uma pessoa que não faz parte da lista de contatos, o Android exibirá um alerta sobre o risco do procedimento, além de um botão para cancelar a conversa imediatamente.
A novidade está em fase de testes e não tem data para ser lançada oficialmente. Ficará a cargo de cada instituição financeira integrar a proteção ao seu aplicativo.
*Estagiário sob supervisão de Luana Pavani
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
