São Paulo emite notificação para 700 pessoas em posse de celular roubado

Divulgação - SSP

Celulares apreendidos em operação da polícia - Divulgação - SSP
Celulares apreendidos em operação da polícia
Por Felipe Cavalheiro felipe.cavalheiro@viva.com.br

Publicado em 03/09/2025, às 14h00

São Paulo, 03/09/2025 - Nesta semana, cerca de 700 notificações começaram a ser disparadas para paulistas que tenham celulares com queixas de roubo. As mensagens fazem parte do Programa SP Mobile, criado pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. 

Segundo o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do Sistema SP Mobile, além de recuperar os aparelhos furtados, a ideia é informar o novo dono de sua procedência ilícita, geralmente desconhecida na hora da compra.

O programa começou a ser testado em junho, e desde então 3,5 mil celulares foram recuperados. Destes, 52% foram devolvidos. 

Leia também: Como reforçar a proteção do seu celular para o caso de um roubo

“Após o sucesso dos projetos-piloto realizados em junho e julho, que comprovaram a eficácia do sistema, esta nova fase levará a operação a todas as regiões do Estado, incluindo a Grande São Paulo, o interior e a capital, intensificando o combate à receptação de aparelhos roubados e furtados”, explicou o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba.

O que fazer se receber a notificação? 

Quem for notificado terá até 3 dias uteis para comparecer ao endereço informado e devolver voluntariamente. Aqueles que não responderem terão seus dados enviados  às equipes da Polícia Civil, que realizarão operações de busca e apreensão do aparelho. A pessoa, então, será acompanhada a delegacia e poderá responder criminalmente.

“Reforçamos a importância de sempre registrar o boletim de ocorrência em caso de furto ou roubo, incluindo o número do IMEI do celular. É esse registro que alimenta nosso sistema e possibilita que o aparelho seja encontrado e devolvido ao seu legítimo dono”, concluiu Sebba.

O International Mobile Equipment Identity (IMEI) é uma identificação única, como um RG de cada aparelho, composta de 15 dígitos. Para descobrir o IMEI do celular, existem 4 maneiras: 

  • Acessar o menu "sobre", nas configurações do celular.
  • Abrir o aplicativo de ligação do telefone e discar *#06#
  • Verificar a caixa origial do celular, próximo ao código de barras.
  • Usar localizadores específicos dos sistemas, como o Google Localizador para dispositivos Android ou o Apple ID para iPhones. 

Consulta nacional

Em julho, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública regulamentou o acesso à base de dados de celulares com restrição pelo Celular Seguro BR. Assim, o cidadão pode consultar se um aparelho tem registro de roubo, furto ou extravio, antes que feche a compra.

Dentro do app, ao clicar em Celulares com Restrição na tela inicial, basta digitar o IMEI com 15 números ou clicar em Ler Código de Barras, com a câmera do telefone.

Para baixar o aplicativo clique neste link.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias