TV tradicional ainda é vista por 61% dos idosos no Brasil, mostra pesquisa

Foto: Envato Elements

A televisão tradicional segue firme no hábito dos brasileiros - Foto: Envato Elements
A televisão tradicional segue firme no hábito dos brasileiros

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 29/08/2025, às 15h15

São Paulo, 29/08/2025 - Mesmo com o avanço das plataformas de streaming, a televisão tradicional segue firme no hábito dos brasileiros. 

Um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, aponta que 46% dos brasileiros das classes A, B e C ainda assistem com frequência à TV aberta ou por assinatura, sendo que 30% declararam ver “sempre” e 16% “frequentemente”.

O estudo revela que outros 21% assistem “às vezes”, 15% “raramente” e 17% afirmaram que nunca consomem esse tipo de programação.

Entre os idosos, a frequência é maior entre os baby boomers (61 a 79 anos): 61% disseram assistir sempre ou frequentemente à televisão. 

O percentual cai para 48% entre a Geração X (45 a 60 anos) e 42% entre os millennials (29 a 44 anos). 

Já na Geração Z (13 a 28 anos), apenas 38% mantêm esse hábito de forma frequente, o menor índice registrado.

Leia também: 7 estratégias inteligentes para economizar com streaming em 2025

Streaming não substitui a TV

Segundo Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, os números desmontam a ideia de que a TV tradicional estaria sendo substituída pelo streaming. 

“O que vemos é uma complementaridade de consumo. A TV linear, com sua grade fixa e a experiência coletiva de assistir em família, ainda tem um papel cultural forte. O streaming não é um concorrente direto, mas uma camada adicional que se soma à rotina do espectador”, explica.

A pesquisa mostra que, para 27% dos entrevistados, a assinatura de serviços de vídeo não alterou os hábitos em relação à TV tradicional. 

Já 16% disseram que passaram a assistir mais e 19% relataram um aumento significativo no consumo. 

Por outro lado, 23% afirmaram que reduziram esse hábito e apenas 5% pararam totalmente de assistir TV.

Leia também: Quanto custa assinar todos os streamings em 2025? Descubra o valor total

Além da idade, outros fatores também influenciam no consumo. Entre os que sempre assistem TV, estão em maior número aqueles com até o ensino fundamental completo (40%), os brasileiros da classe C (37%) e os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (36%).

Leia também: Gastos com assinaturas no Brasil devem aumentar até 2030, revela pesquisa

TV x Streaming

Apesar de 35% dos entrevistados afirmarem que aumentaram o tempo de TV tradicional depois de assinar um streaming, o estudo mostra que diferenças no conteúdo. Cerca de 69% assistem a mais séries e filmes nos serviços digitais do que na televisão convencional, e desse grupo, 58% afirmaram que o consumo é “muito maior”.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias