70% das mulheres maduras estão mudando de carreira; descubra os motivos

Envato Elements

A pesquisa, que ouviu mais de 2 mil pessoas com idades entre 43 e 82 anos, revela as principais motivações para essa mudança - Envato Elements
A pesquisa, que ouviu mais de 2 mil pessoas com idades entre 43 e 82 anos, revela as principais motivações para essa mudança

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 02/09/2025, às 17h52

São Paulo, 02/09/2025 - A maturidade pode ser o momento de repensar não apenas a vida pessoal, mas também a trajetória de carreira.

Um levantamento recente mostra que 70% das mulheres com mais de 45 anos estão passando por algum tipo de transição de carreira, enquanto entre os homens esse índice chega a 65%.

O estudo foi realizado pela Maturi, plataforma voltada ao mercado de trabalho 50+, em parceria com a NOZ Inteligência, empresa de pesquisa e inteligência de negócios.

Leia também: Mudar de carreira depois dos 50 é questão de coragem e propósito

A pesquisa, que ouviu mais de 2 mil pessoas com idades entre 43 e 82 anos, revela que as principais motivações para essa mudança são:

  • Busca por equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (49% das mulheres e 46% dos homens);
  • Melhores rendimentos e condições financeiras (48% das mulheres e 52% dos homens); e
  • Novos desafios profissionais (39% das mulheres).

Um quarto das entrevistadas (25%) afirma ainda querer seguir uma paixão ou interesse antigo, enquanto entre os homens esse percentual é de 17%.

Leia também: Mais de 90% acreditam que certificações de idiomas impulsionam carreira

Mulher trabalho
Foto: Envato Elements

Flexibilidade

Além da busca por propósito e melhores condições, a flexibilidade aparece como um fator decisivo. Mais da metade das mulheres (55%) pretende atuar como consultora, autônoma ou freelancer, e 38% demonstram interesse em empreender.

Leia também: Trabalho x família: 76% dos pais sentem culpa por dar prioridade ao trabalho

Entre os homens, 43% manifestaram preferência por trabalhos remotos ou freelances, enquanto o número entre as mulheres é de 48%.

O estudo também aponta que 34% das mulheres maduras estão atualmente sem ocupação, índice maior do que o registrado entre os homens (27%). Entre os que possuem emprego formal, 28% são homens, enquanto apenas 21% são mulheres.

Leia também: Já pensou em ser influencer 50+? Mercado tem potencial e também desafios

O levantamento reforça a importância de repensar habilidades e competências, uma vez que 90% dos entrevistados acreditam em uma vida profissional mais longa e 68% estão em algum estágio de transição de carreira.

Leia também: 5 carreiras que valorizam o que profissionais 50+ têm a oferecer

Em um mercado de trabalho em constante transformação, a mudança de carreira surge como estratégia para alcançar realização pessoal, novos desafios e equilíbrio entre vida profissional e qualidade de vida.

Palavras-chave carreira madura mulher

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias