Conflitos entre gerações no trabalho? Saiba como transformar em produtividade

Foto: Envato Elements

O conflito de gerações ocorre quando diferentes maneiras de trabalhar - Foto: Envato Elements
O conflito de gerações ocorre quando diferentes maneiras de trabalhar

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/09/2025, às 14h39

São Paulo, 01/09/2025 - O ambiente corporativo está cada vez mais diverso em termos de idade, valores e formas de enxergar o mundo. Essa mistura pode ser enriquecedora, mas também traz o risco de choques entre colaboradores de diferentes perfis, o que é conhecido como conflito de gerações no trabalho.

De acordo com informações do portal Gupy, a convivência de profissionais de faixas etárias distintas está se tornando mais frequente no mercado brasileiro.

Isso acontece porque empresas têm buscado equipes variadas em idade, experiência e formações, o que amplia a diversidade, mas também aumenta os desafios de gestão.

Leia também: Celulares, computadores e internet se tornam 'bens essenciais' para Geração Z

O conflito de gerações ocorre quando diferentes maneiras de trabalhar, valores e expectativas se encontram no mesmo espaço profissional.

Enquanto alguns colaboradores buscam estabilidade e reconhecimento pelo tempo de dedicação, outros priorizam flexibilidade, inovação e resultados rápidos.

Esse cenário exige das lideranças atenção redobrada para evitar ruídos de comunicação e queda de produtividade.

Leia também: Por que a Geração Z evita ligações enquanto mais velhos ainda preferem o telefone

4 gerações
Foto: Envato Elements

As diferenças entre essas gerações se refletem em diversos aspectos da vida corporativa. Enquanto os mais velhos valorizam rotinas e o espaço físico de trabalho, os mais jovens preferem flexibilidade e modelos como o home office.

Outro ponto central está na relação com a tecnologia, que costuma ser mais natural para os mais novos, mas ainda desafia parte dos profissionais mais experientes.

Leia também: Geração X faz até 5 compras por mês via redes sociais no Brasil, diz pesquisa

Consequências dos desencontros

As consequências desses desencontros podem ir desde a dificuldade de comunicação até a queda no desempenho da equipe.

Para evitar que isso aconteça, o setor de recursos humanos precisa adotar estratégias que favoreçam a integração.

Uma das principais recomendações é a comunicação clara e assertiva, que abre espaço para o diálogo e o entendimento mútuo entre os colaboradores.

Leia também: O câncer no apêndice deixou de ser raro? Entenda o aumento entre Millennials e Geração X

Tarefas compartilhadas

Dividir tarefas de acordo com os pontos fortes de cada geração, incentivar a troca de conhecimentos e promover treinamentos coletivos são práticas que ajudam a reduzir ruídos e fortalecer os times.

Além disso, iniciativas como workshops e momentos de convivência fora do ambiente formal podem estimular a colaboração e diminuir os atritos.

Leia também: Geração Z busca mais reconhecimento e eleva padrão salarial no mercado de trabalho

Vale destacar que nem todo conflito de gerações deve ser visto de forma negativa. Muitas vezes, os choques de visão revelam áreas da empresa que precisam de ajustes e podem servir como oportunidade de evolução nos modelos de gestão.

Atualmente, quatro gerações compartilham o ambiente de trabalho:

1. Baby Boomers

Os Baby Boomers, nascidos entre 1945 e 1960, valorizam a estabilidade e tendem a permanecer por longos períodos na mesma empresa, geralmente sem grandes movimentações de carreira.

2. Geração X

Já a Geração X, formada por quem nasceu entre 1961 e 1980, cresceu em meio a mudanças sociais e políticas. São profissionais que prezam pela segurança, mas também possuem visão empreendedora, embora possam apresentar dificuldade em acompanhar a velocidade das transformações tecnológicas.

3. Millennials

Na sequência, aparecem os Millennials, ou Geração Y, composta por pessoas nascidas entre 1981 e 2000. Este grupo foi impactado pela popularização da tecnologia, rejeita formalidades e hierarquias rígidas e prefere atuar em áreas alinhadas com seus interesses pessoais.

4. Geração Z

Já a Geração Z, formada por quem nasceu a partir de 2001, tem a tecnologia como parte essencial da rotina. Ainda em fase inicial de carreira, seus profissionais valorizam a agilidade e a conectividade, mas podem apresentar relações mais superficiais no ambiente corporativo.

5. Geração Alpha

A geração Alpha, formada por pessoas nascidas a partir de 2010, ainda não está no mercado de trabalho, mas tende a se destacar no futuro por características como curiosidade, independência e agilidade. Ao mesmo tempo, especialistas já apontam que o excesso de informações pode comprometer sua capacidade de concentração.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias