Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Ministro da Educação destaca que restrição a celular reforça aprendizado

Reprodução Youtube

O ministro da Educação, Camilo Santana, fez pronunciamento em rede nacional na noite de domingo (8/02) - Reprodução Youtube
O ministro da Educação, Camilo Santana, fez pronunciamento em rede nacional na noite de domingo (8/02)
Por Broadcast

09/02/2026 | 08h00

Brasília, 08/02/2026 - O ministro da Educação, Camilo Santana, fez na noite de domingo, 8, um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV para celebrar a volta às aulas das escolas públicas nesta semana. Santana aproveitou a oportunidade para destacar os avanços alcançados na Educação e os ganhos obtidos com a decisão de restrição do uso de celular em sala de aula.

Segundo o ministro, após um ano da restrição, os resultados começam a aparecer e a medida restritiva ao uso do celular reforçou o foco no aprendizado.

"Celular e tecnologia na sala de aula são usados apenas como ferramentas pedagógicas", disse o ministro, destacando que o governo ampliou a conectividade nas escolas públicas de 45% em 2023 para 70% em 2026.

Leia também: Restrição de celulares completa um ano e MEC prepara pesquisa sobre a lei

"Há muitas razões para comemorar." Santana destacou a construção de novas escolas, creches e quadras esportivas e o avanço da educação integral no País. Segundo ele, em 2023, o Brasil tinha 17% dos municípios com política de educação integral. Agora, de acordo com o ministro, 91% das cidades brasileiras adotam a política. 

O ministro falou ainda do crescimento do índice de alfabetização no País. Segundo ele, em 2024, o porcentual das crianças que estavam alfabetizadas no tempo certo praticamente dobrou, passando de 36% das crianças para 60%.

Destacou também o programa Pé-de-Meia, que concede um benefício mensal de R$ 200 aos jovens que estão no ensino médio e permanecem matriculados. Segundo ele, o programa alcança quase 6 milhões de jovens, o que fez com que a evasão escolar da faixa etária caísse pela metade. 

Leia também: Idosos têm direito ao programa Pé-de-Meia? Entenda como funciona o benefício

Sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Santana disse que houve um crescimento de 40% nos últimos anos e destacou que o Sisu 2026 é o maior da história, com oferta de 5 mil novas vagas. 

Leia também: Fies 2026 encerra inscrições nesta sexta (6/02); saiba como participar

(Por Sandra Manfrini)

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias