Saiba quem tem direito ao novo benefício do governo que dá desconto na luz
Adobe Stock
São Paulo, 20/02/2026 - Mais de 4,1 milhões de famílias, o equivalente a cerca de 14,6 milhões de pessoas, já são beneficiadas pelo Novo Desconto Social na tarifa de energia elétrica em todo o Brasil. A medida, em vigor desde 1º de janeiro de 2026, integra o programa Luz do Povo, criado em julho de 2025, que garante gratuidade de até 80 kWh por mês para mais de 17 milhões de famílias.
Quem tem direito ao benefício
O benefício é aplicado automaticamente aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal per capita entre meio e um salário mínimo e consumo mensal de até 120 kWh.
Leia também: Lote residual do IR é liberado hoje, 20/02; veja como consultar
Como atualizar o CadÚnico
O governo recomenda que, para prevenir a perda do benefício, o beneficiário deve atualizar as informações pessoais e familiares no CadÚnico a cada 24 meses. A atualização cadastral deve ser realizada pelo responsável pela família indo até um posto de atendimento do Cadastro Único ou outro ponto de rede assistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Caso as informações da sua família, como endereço, renda e quem reside na casa, continuem as mesmas, você pode realizar a atualização através do site do MDS ou do aplicativo Cadastro Único:
- Instale o aplicativo “Cadastro Único” (disponível para Android ou iOS);
- Realize o Login com sua conta gov.br;
- Selecione a opção “atualização cadastral por confirmação”;
- Confirme se os dados estão corretos e envie.
Moradores de zonas rurais, regiões isoladas ou com mobilidade reduzida contam com alternativas para o atendimento. O acesso é viabilizado por meio de unidades móveis do Cadastro Único, convênios com as prefeituras e ações itinerantes do CRAS.
A partir de maio de 2026, os novos beneficiários de programas sociais que não possuírem biometria cadastrada precisarão solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Leia também: INSS inicia pagamentos de fevereiro na segunda-feira 23/02; veja calendário
O que é o Novo Desconto Social
A medida busca ampliar a proteção às famílias de baixa renda e reduzir as desigualdades no acesso à energia elétrica. Com a isenção da cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o desconto representa uma redução média de até 11,8% na tarifa.
A expectativa do governo é que mais de 7 milhões de famílias, cerca de 55 milhões de pessoas, sejam alcançadas. Somados à gratuidade oferecida pelo Luz do Povo, os benefícios podem atingir aproximadamente 115 milhões de brasileiros.
Regiões com maior número de beneficiados
- Sudeste: 5,3 milhões de pessoas;
- Nordeste: 4,9 milhões de pessoas;
- Sul: 1,8 milhão de pessoas;
- Norte: 1,3 milhão de pessoas;
- Centro-Oeste: 1,3 milhão de pessoas.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
