CNH do Brasil: aplicativo já soma 19 milhões de usuários; veja como usar
Lidiana Cuiabano/Detran-MT
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 16/12/2025 - O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), até o início da noite de ontem, mais de um milhão de pessoas solicitaram abertura do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela plataforma.
A iniciativa pretende modernizar e reduzir o custo do processo de obtenção da carteira de motorista, além de facilitar para aqueles que já possuem a carteira.
Pelo celular, a pessoa pode abrir o requerimento e acompanhar todas as etapas. O cidadão também consegue realizar o curso teórico gratuito e acessar a versão digital da habilitação.
Leia também: CNH renovada de graça: como novas regras afetam motoristas 50+?
Confira o passo a passo para usar o aplicativo:
1. Abertura do processo
A primeira etapa é baixar o aplicativo CNH do Brasil, disponível gratuitamente na App Store e Google Play. Caso já possua o aplicativo anterior da Carteira Digital de Trânsito (CDT), basta atualizá-lo na plataforma do seu aplicativo.
Ao entrar pela primeira vez, o usuário precisa entrar com a sua conta gov.br. O sistema irá identificar automaticamente quem ainda não possui habilitação e mostrará, dentro da área "Condutor", a opção "Requerimento da Primeira Habilitação". Os dados pessoais serão recuperados da conta gov.br automaticamente.
2. Curso teórico gratuito
Com o processo já aberto, o candidato poderá realizar o curso teórico gratuito. O material é totalmente digital, com aulas sobre legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e noções de proteção ao meio ambiente.
Leia também: Governo lança app sobre CNH e diz que mudança nas regras não será revertida
O conteúdo é oferecido em diversos formatos: vídeos, podcasts e material complementar.
O candidato ainda tem a chance de realizar um simulado para testar seus conhecimentos, exatamente como será cobrado na prova do Detran.
Após a conclusão do curso, o certificado é automaticamente emitido e registrado no Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
A plataforma salva o progresso de forma automática e permanece disponível para revisão mesmo após o término.
Leia também: CNH: novas regras para tirar carteira começam a valer nesta semana
3. Consulta das etapas no aplicativo
Durante o processo, o candidato pode acompanhar o andamento da solicitação no botão “Condutor”, que exibirá as etapas concluídas e pendentes, como:
- Curso teórico;
- Coleta biométrica;
- Exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica;
- Exame teórico;
- Curso prático de direção veicular;
- Exame de direção veicular.
4. Exame teórico
Ao concluir todas as etapas, o candidato deve agendar o exame teórico no Detran. A prova possui 30 questões de múltipla escolha, e é necessário acertar ao menos 20 para ser aprovado. O aplicativo atualiza o status assim que o resultado for liberado.
Leia também: Congresso retoma exigência de exame toxicológico para primeira CNH
5. Curso prático
O curso prático pode ser iniciado, após a aprovação no exame teórico. O candidato deve consultar o Detran de seu estado para verificar as opções disponíveis, como autoescolas ou instrutores credenciados. Ao concluir o treinamento, o status é atualizado no aplicativo.
6. Exame prático
A última etapa antes da autorização para dirigir é o exame prático. A avaliação considera manobras, domínio do veículo e condução segura. A aprovação libera a emissão da Permissão para Dirigir (PPD).
Leia também: "Motinha elétrica" vai precisar de CNH? Veja o que muda a partir de 2026
7. Emissão da PPD e acesso à habilitação digital
Após a aprovação, o documento provisório, válido por um ano, fica disponível no aplicativo CNH do Brasil.
A versão digital da habilitação pode ser baixada em “Ver Habilitação” > “Baixar CNH-e”. A CNH-e possui a mesma validade jurídica da versão impressa.
Veja mais detalhes sobre a CNH do Brasil no vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Quando idosos devem parar de dirigir? Entenda os sinais e os prazos de renovação da CNH
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
