Além de Heloísa Helena Cardoso, educadora social e conselheira tutelar do Rio de Janeiro, a programação ainda contará com a presença da antropóloga e professora universitária indígena Luana Kumaruara; com a fundadora do Movimento Político Organizado de Pessoas Trans Brasileiras, Jovanna Cardoso; o médico Carlos Vieira; a anciã do povo Terena, Vovó Ione; e o teólogo e historiador Danilo Pássaro.
O debate será aberto por Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, Fábio Eon, coordenador de Ciências Humanas e Naturais na Unesco, e Neca Setubal, presidente do conselho da Fundação Tide Setubal e presidente do conselho curador da TV Cultura.
Durante o evento também será lançada a pesquisa "Percepções sobre as desigualdades no Brasil", e o documentário "Travessias Desiguais – vidas brasileiras", que tem estreia do primeiro dos quatro episódios nesta terça-feira. A pesquisa, idealizada e desenvolvida pelo Observatório Fundação Itaú com apoio técnico e aplicação da Plano CDE e Datafolha, traz diversos olhares da população sobre o tema.
Outra novidades do evento será o anúncio do início de uma nova fase para a Revista do Observatório. Repaginada, a publicação buscou ampliar a compreensão dos desafios atuais da sociedade através da perspectiva de pesquisadores, artistas, educadores e coletivos.
Em especial, essa edição trará uma profunda análise de dados realizada por Alisson Santos e Guilherme Miranda sobre a dinâmica das desigualdades no país.
Serviço
Seminário "Diálogo sobre desigualdades: o Brasil que percebemos"
Data: 09/09/2025
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 - Bela Vista - São Paulo)