Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Desfile das campeãs 2026: veja ordem das escolas do Rio de Janeiro

Tata Barreto / Riotur

Unidos da Viradouro ganhou com uma homenagem ao Mestre Ciça - Tata Barreto / Riotur
Unidos da Viradouro ganhou com uma homenagem ao Mestre Ciça
Por Bárbara Ferreira

21/02/2026 | 12h00

São Paulo, 21/02/2026 - As primeiras colocadas do Carnaval do Rio de Janeiro voltam à Marquês de Sapucaí hoje para comemorar. Seis escolas de samba se apresentarão no Desfile das Campeãs do Grupo Especial do Carnaval do Rio, que será televisionado e começa às 21 horas. 

Leia também: Carnaval do RJ encerra com polêmica sobre Lula e homenagens a figuras históricas

Os ingressos para assistir presencialmente já estão esgotados. A apresentação tem ordem inversa à colocação: o sexto lugar abre o desfile, enquanto o primeiro lugar fecha. A grande campeã, Viradouro, será a última a desfilar.  

Confira a ordem dos desfiles:

  • Mangueira (6º lugar)
  • Imperatriz (5º lugar)
  • Salgueiro (4º lugar)
  • Vila Isabel (3º lugar)
  • Beija-Flor (vice-campeã)
  • Viradouro (campeã)

Foram 54 jurados responsáveis por avaliar as 12 escolas que desfilaram nos três dias na Marquês de Sapucaí. A apuração foi realizada na tarde de quarta-feira, 18.

Leia também: Juliana Paes disse que pai com Alzheimer 'previu' volta para a Viradouro

A Unidos do Viradouro foi campeã do Grupo Especial com "Pra Cima, Ciça", o samba-enredo que homenageou o lendário mestre de bateria da escola, Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, de 69 anos. Esta é a quarta vez que a escola leva o título.

Mestre Ciça - Divulgação / Viradouro

Relembre os sambas-enredos vencedores:

Viradouro (campeã)
Enredo: Pra Cima, Ciça
Homenagem inédita em vida ao lendário Mestre Ciça, celebrando seus 70 anos de trajetória no samba e sua batida inconfundível, que marcou gerações no Carnaval.

Beija-Flor (vice-campeã)
Enredo: Bembé do Mercado
A escola retratou a cerimônia centenária de Santo Amaro (BA), considerada o maior candomblé de rua do mundo e símbolo da resistência negra após a abolição da escravidão.

Vila Isabel (3º lugar)
Enredo: Macumbembê, Samborembá
Inspirada no multiartista Heitor dos Prazeres, a agremiação apresentou uma África viva e pulsante no cotidiano carioca, exaltando as raízes culturais do samba.

4º lugar – Salgueiro
Enredo: A Delirante Jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau nem do pirata da perna de pau
Uma homenagem lúdica e afetiva à carnavalesca Rosa Magalhães, revisitando sua estética barroca, histórica e imaginativa.

5º lugar – Imperatriz
Enredo: Camaleônico
Celebração da vida e da transgressão de Ney Matogrosso, destacando sua estética mutável e sua importância revolucionária na música brasileira.

6º lugar – Mangueira
Enredo: Mestre Sacacá do Encanto Tucuju
Tributo ao curandeiro amapaense Mestre Sacacá, valorizando os saberes das ervas, a espiritualidade amazônica e a força da chamada “Amazônia Negra”.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias