Finanças é tema importante, mas maioria diz entender pouco de educação financeira

Envato

Pesquisa aponta ainda que 91% dos brasileiros veem a educação financeira como fundamental para a vida pessoal e profissional - Envato
Pesquisa aponta ainda que 91% dos brasileiros veem a educação financeira como fundamental para a vida pessoal e profissional

Por Fabiana Holtz

[email protected]
Publicado em 21/07/2025, às 12h34

São Paulo, 21/07/2025 - A maioria dos brasileiros (55%) admite entender pouco ou nada sobre educação financeira, mas grande parte considera o tema importante e afirma prestar atenção ao controle de suas finanças, segundo pesquisa Observatório Febraban realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para a Federação Brasileira de Bancos. Surpreendentemente, 91% veem a educação financeira como fundamental para a vida pessoal e profissional.

A pesquisa investigou o que os brasileiros entendem por educação financeira, como veem o nível de educação financeira no país, quais fontes de informação utilizam sobre finanças, o papel do planejamento financeiro na realização de projetos pessoais e práticas relacionadas. O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 26 de junho, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do País.

Dado preocupante, 39% dos brasileiros declararam estar atualmente endividados e o impacto do endividamento na saúde mental é outro ponto que chamou a atenção. Na parcela de brasileiros que declaram possuir dívidas, 77% afirmam que o endividamento afeta sua saúde emocional ou sua qualidade de vida.  Entre os endividados, 23% acreditam que vão terminar o ano mais endivididos do que estavam no final do ano passado, mas 48% esperam reduzir suas dívidas.

Boa parte também diz utilizar o crédito com regularidade, cerca de 61%, destacando-se o uso do cartão de crédito.

Impacto das Bets e golpes

A pesquisa apontou ainda que 81% dos entrevistados acreditam que as apostas online têm impacto negativo nas finanças das famílias, com 37% relatando experiências negativas diretas ou indiretas.

E no quesito segurança digital, 39% dos entrevistados relataram já ter sido vítima de golpes ou tentativas de golpe envolvendo contas bancárias. A clonagem de cartão e golpes pelo WhatsApp estão entre os relatos mais comuns.

Fontes de Informação

Canais digitais são as principais fontes de informação sobre finanças para os brasileiros. Além disso, 52% mostram interesse em iniciativas de educação financeira, com muitos pedindo a inclusão do tema no currículo escolar.

Com relação ao uso de produtos financeiros, o cartão de crédito é o produto mais utilizado, seguido por investimentos e financiamentos. A relação com o sistema bancário ainda traz desafios,  segundo a pesquisa, com muitos não recebendo orientações financeiras adequadas ao contratar produtos.

Os números reforçam, na visão da Febraban, a necessidade de maior educação financeira, com maior acesso a informações confiáveis sobre finanças.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias