Como funciona o rendimento da poupança no Brasil?
Adobe Stock
Por Bárbara Ferreira
redacao@viva.com.brSão Paulo, 15/01/2026 - Guardar dinheiro na poupança é uma forma simples e segura de manter seus reais no banco enquanto eles rendem juros. Apenas por deixar o dinheiro depositado, o cliente recebe a Remuneração dos Depósitos de Poupança, que é o rendimento pago pelo banco.
Na poupança, não há valor mínimo para depósito, o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento. A poupança é isenta de Imposto de Renda, além de não cobrar taxas de administração.
Leia também: Saiba o que são e como usar as caixinhas de poupança dos bancos
Como é calculado o rendimento da poupança?
A remuneração da poupança é calculada com base no menor saldo da conta durante cada período de rendimento. Ela é composta por duas partes, a Taxa Referencial (TR) e Remuneração adicional, definida conforme a taxa Selic:
- Se a taxa Selic for superior a 8,5% ao ano: TR + 0,5% ao mês
- Se a taxa Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano: TR + 70% da Selic*
* Considera-se a meta da taxa Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, convertida para o valor mensal e vigente na data da aplicação.
Essas regras são definidas pelo Banco Central, o que significa que todas as contas poupança rendem da mesma forma, independentemente do banco.
Leia também: Você sabe a diferença entre poupar e caderneta de poupança?
Quando a poupança rende?
O rendimento da poupança é calculado sobre o saldo total da conta e é creditado uma vez por mês.
O período de rendimento é de 30 dias, contados a partir do dia de aniversário da conta de poupança. Nesse dia, os juros são depositados automaticamente na conta para pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos.
Como começar a investir na poupança?
Para investir na poupança, basta abrir uma conta e depositar qualquer valor a partir de R$ 1,00. Também é possível criar mais de uma conta poupança, separando o dinheiro por objetivos ou projetos.
A poupança é segura?
Sim. Um dos principais motivos da poupança ser considerada segura é a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que protege depósitos de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
