Foto: Bianca Paiva/Repórter da EBC
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brO folclore brasileiro é um tesouro de histórias, danças, ritmos e personagens que encantam gerações. E no País existem diversos lugares que carregam cores, sons e costumes que revelam a essência do povo brasileiro.
Segundo o Ministério do Turismo, cada região carrega seu mitos ganham vida, atraindo turistas do mundo todo.
Confira a seguir 5 lugares para celebrar o folclore brasileiro:
Leia também: Você conhece esses destinos do sertão brasileiro? Paisagens podem surpreender
Ver essa foto no Instagram
No Norte do país, o Amazonas é palco de uma das maiores celebrações populares do Brasil.
O Festival de Parintins, é a tradicional disputa entre os bois Garantido e Caprichoso movimenta multidões e transforma a cidade em um verdadeiro espetáculo de música, dança e alegorias.
Leia também: Acampar no Brasil: conheça 6 formas de viver essa experiência na natureza
A encenação da história do Boi-Bumbá ultrapassa um século de existência, reafirmando o poder das tradições que unem fé, arte e identidade regional.
Ver essa foto no Instagram
Seguindo pela Amazônia, o Pará abriga outra festa que mistura misticismo e cultura, o Festival Çairé, que é realizado todos os anos no distrito de Alter do Chão, em Santarém.
O evento celebra a lenda do boto-cor-de-rosa, o encantado que se transforma em homem e seduz as mulheres ribeirinhas.
Leia também: Descubra a Rota Ecológica dos Milagres, com praias desertas no Nordeste
Durante cinco dias, a cidade se enche de apresentações, ritos e danças que reúnem milhares de visitantes, mantendo viva uma tradição com mais de 300 anos de história.
Ver essa foto no Instagram
No Centro-Oeste, Goiás preserva um dos costumes mais antigos trazidos pelos colonizadores portugueses, que são as Cavalhadas de Pirenópolis.
Inspiradas nas batalhas medievais entre cristãos e mouros, as encenações tomam as ruas de paralelepípedos e enchem a cidade de cor, fé e emoção.
Leia também: Roteiro pelo interior de SP? 5 lugares para explorar sem sair do estado
Cavaleiros vestidos com armaduras e montados em cavalos enfeitados desfilam para o público, recriando cenas que unem religião e espetáculo.
Ver essa foto no Instagram
Já no Pantanal Sul-mato-grossense, as histórias se misturam à natureza. A lenda do Boitatá, a serpente de fogo que protege as matas contra incêndios criminosos, inspira roteiros turísticos e reforça a importância da preservação ambiental.
Quem visita a região pode participar de atividades como safáris, cavalgadas e passeios de barco, conhecendo de perto as belezas e os mistérios do Pantanal.
Ver essa foto no Instagram
No Nordeste, o folclore Pernambucano vibra ao som do frevo, ritmo contagiante que domina as ruas do Recife e Olinda, principalmente durante o Carnaval. A dança, marcada pelos guarda-chuvas coloridos e passos ágeis, foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Leia também: Conheça 7 ilhas e vilarejos que são verdadeiros paraísos brasileiros
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Fórum Longevidade