Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 15/09/2025 - O Festival Tutano chega à sua 6ª edição, fazendo de Curitiba uma referência nacional em inovação gastronômica. O evento será realizado nos dias 27 e 29 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Durante três dias, o público vai encontrar uma programação intensa que mistura gastronomia, cultura, educação e experiências sensoriais.
Criado em 2018 pelo chef curitibano Beto Madalosso, inicialmente como Fórum Tutano, o evento evoluiu para o formato de festival em 2023 e, desde então, tornou-se um dos principais pontos de encontro de chefs, produtores, empreendedores e amantes da boa mesa em todo o País.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Programe-se para shows, festivais, feiras e exposições pelo Brasil este ano
Nos dias 27 e 28 de setembro, a programação será aberto ao público, com feira gastronômica, aulas-show, degustações, espaços temáticos e atrações culturais.
Entre os expositores confirmados estão casas tradicionais de Curitiba, como Madá, Magrela Café, Kitsune, Ragú e Lucca Cafés Especiais, além de coletivos como o Curitidoce (com confeitarias locais), o Espaço Chocolates Bean to Bar, o Tour de Boteco e o Espaço Pães, com curadoria do mestre-padeiro René Seifert.
A coquetelaria e o café também terão áreas especiais com experiências exclusivas.
O destaque da programação fica por conta das 28 aulas-show, que vão reunir nomes consagrados da cena gastronômica nacional, como:
Leia também: Quer viajar em setembro? Confira os destinos ideais para esta época do ano
O dia 29 de setembro será voltado ao Fórum Tutano, um espaço dedicado a profissionais do setor que reúne chefs, empresários, investidores e especialistas para discutir inovação, gestão, tecnologia e tendências que moldam o futuro da gastronomia.
A programação inclui 5 painéis e 5 palestras, além de mentorias com o Sebrae e espaços de networking.
Entre os convidados estão nomes de peso como Facundo Guerra (Grupo Vegas), Katherina Cordás (Tuju), Danilo Parah, Matheus Krauze (Grupo Rua) e Vanessa Huguinin (Food-se).
Temas como “Arquitetura à Mesa”, “A Dor do Crescimento” e “Tecnologia e Inteligência Artificial nos negócios de A&B” prometem provocar reflexões e gerar conexões diretas entre palco e plateia.
Leia também: 6 destinos no Brasil que parecem outros países - sem precisar de passaporte
O Festival Gastronômico Tutano 2025 promete ser uma imersão no futuro da culinária brasileira, reunindo quem produz, quem pesquisa e quem ama comer e beber bem.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.