Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão paulo, 05/11/2025 - O céu do Brasil promete um espetáculo especial nesta quarta-feira (05/11), quando poderá ser vista a segunda superlua de 2025. O fenômeno, que também poderá ser observado em outras partes do mundo, vai deixar o satélite natural da Terra mais brilhante e levemente maior do que o habitual.
Segundo o Observatório Nacional, a observação será possível a olho nu, sem necessidade de telescópios ou binóculos, desde que o tempo esteja firme.
Leia também: Quem já pisou na Lua? Conheça os 12 astronautas que fizeram história
A superlua ocorre quando a fase cheia coincide com o momento em que a Lua está mais próxima da Terra, ponto chamado de perigeu.
Nessa posição, a distância entre os dois corpos pode ser inferior a 360 mil quilômetros, o que faz a Lua parecer cerca de 14% maior e até 30% mais luminosa do que quando está no apogeu, o ponto mais distante, conhecido como microlua.
Leia também: 'Lua do veado' aparece nesta quinta; saiba qual melhor horário para observar
Embora o termo "superlua" tenha se popularizado, ele não faz parte da terminologia oficial da astronomia.
A expressão foi criada em 1979 por um astrólogo norte-americano e, desde então, acabou sendo adotada por alguns divulgadores científicos e observatórios para se referir a esse fenômeno visual.
Leia também: Eclipse lunar total mais longo do ano ocorre neste fim de semana; saiba como ver
Na prática, trata-se de uma lua cheia que ocorre em um momento de maior proximidade orbital em relação à Terra.
O melhor horário para observar o evento será logo após o pôr do sol. De acordo com previsões de plataformas astronômicas, a Lua deve surgir por volta das 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife.
Em todo o país, bastará olhar para o horizonte leste no início da noite para contemplar o brilho mais intenso do satélite.
Leia também: Ranking revela os melhores destinos do mundo para viajar em 2025; confira
Nem todas as luas cheias do ano entram na categoria de superlua. Isso porque a órbita da Lua é elíptica e varia a cada ciclo, o que faz com que apenas algumas coincidam com o perigeu.
Em 2025, o Observatório Nacional prevê três ocorrências desse tipo:
Leia também: Terra pode bater novo recorde de dia mais curto em breve; veja quando
Mesmo sem ter valor técnico dentro da astronomia, a superlua continua atraindo a curiosidade e o encantamento do público.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Saúde respiratória