Ascom/Anvisa
Publicado em 28/11/2025, às 08h43
São Paulo, 28/11/2025 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes do sabão líquido lava-roupas da marca Ypê. A ordem foi emitida após a própria fabricante constatar contaminação microbiológica nos produtos, identificada pela presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa nesses lotes.
A presença da bactéria foi detectada a partir de testes realizados por um laboratório especializado independente que presta serviços para a marca Ypê.
Leia também: Anvisa proíbe substâncias usadas em esmaltes de gel por riscos a saúde
"A bactéria é comumente presente no ar e na água, com baixa probabilidade de causar danos às pessoas", aponta uma nota da empresa.
Entretanto, a Ypê explica que, em casos isolados, o microrganismo pode causar ou agravar quadros infecciosos em pessoas com sistema imunológico debilitado, mesmo que o risco seja minimizado pelas características de utilização de um lava-roupas, como a diluição em água.
A ordem de recolhimento da Anvisa foi dada na quinta-feira, dia 27, para os seguintes lotes do lava-roupas:
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê - versão Primavera (Lotes: 254031, 193021)
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê - versão Maciez (Lote: 097021)
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Express - versões "Combate Mau Odor" (Azul) (Lotes: 176011, 228011, 205011, 203011, 169011) e "Cuida das Roupas" (Rosa) (Lotes: 181011, 170011, 220011)
Lava Roupas Líquido Ypê Power Act (Lotes: 228031, 190021, 223021)
Os consumidores que tiverem itens dos lotes mencionados precisam entrar em contato com a Ypê por meio do telefone 0800 1300 544 e receberão um novo produto, segundo a empresa.
Leia também: ANS aprova novas regras para operadoras de saúde na modalidade autogestão
A Anvisa também determinou o recolhimento de um lote do vinagre de maçã da marca Castelo após uma análise identificar uma quantidade de dióxido de enxofre não informada no rótulo.
A decisão foi determinada na quarta-feira, dia 26, após a entrega da análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal. Sobre a quantidade de dióxido de enxofre, a Anvisa explica que, quando não identificada no rótulo, pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao composto químico.
Leia também: Estudos não confirmam eficácia da semaglutida oral contra Alzheimer inicial
A Castelo Alimentos informou que está em processo de recolher os produtos do lote 12M2. Caso o consumidor tenha o produto em casa, é necessário entrar em contato pelo e-mail sacc@casteloalimentos.com.br.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Trabalho