Europa enfrenta apagão; na Espanha e em Portugal, todas cidades estão no escuro

Adobe Stock

Vários países da Europa ocidental têm a distribuição de energia unificada - Adobe Stock
Vários países da Europa ocidental têm a distribuição de energia unificada

Por Eliane Sobral e Laís Adriana, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 28/04/2025, às 09h48 - Atualizado às 10h04

São Paulo, 28/04/2025 - Vários países no continente europeu enfrentam corte de energia nesta segunda-feira. De acordo com a imprensa europeia, o apagão atinge todas as cidades da Espanha e de Portugal. Na França e na Itália, até agora, o apagão seria parcial.

Comércio, serviços e transportes estão paralisados em várias cidades. O aeroporto internacional de Barajas, em Madrid, está fechado, de acordo com autoridades espanholas.

De acordo com a imprensa portuguesa, a possível causa seria uma pane na rede elétrica da empresa Endesa que teria detectado uma falha na rede elétrica nacional da Espanha.

Vários países da Europa ocidental têm a distribuição de energia unificada em redes, o que justificaria o alcance da falha.

De acordo com as informações iniciais, a internet continua funcionando, mas de forma precária nos todos os países afetados. Os mercados, de acordo com os comunicados emitidos até agora, estão funcionando normalmente.

Espanha

A Red Elétrica (Redeia), operadora de energia da Espanha, afirmou que continua a trabalhar para recuperar o suprimento de energia no país e que já houve retorno nas regiões norte e sul, após um

A operadora de aeroportos espanhola Aena informou que o corte de energia produziu alguns incidentes, mas que já estão ativos geradores de contigência. "Verifique com sua companhia aérea, pois pode haver problemas com acesso e transporte terrestre", informou, por meio de nota publicada no X.

Portugal

Em Portugal, vários vagões do metrô de Lisboa foram evacuados, os tribunais também interromperam as operações e os caixas eletrônicos e sistemas de pagamento eletrônico foram afetados, segundo relatos da imprensa. Os semáforos de Lisboa pararam de funcionar.

Não era possível fazer chamadas pelo celular, embora alguns aplicativos funcionassem. A distribuidora portuguesa E-Redes disse que foi forçada a cortar energia em áreas específicas para estabilizar a rede, depois da falha elétrica no sistema europeu, segundo o jornal Expresso.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias