Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Expectativa de vida da população sobe para 79 anos nos EUA

Foto: Envato Elements

Doenças cardíacas continuam sendo a principal causa de morte nos Estados Unidos - Foto: Envato Elements
Doenças cardíacas continuam sendo a principal causa de morte nos Estados Unidos
Por Estadão Conteúdo

29/01/2026 | 08h14

Nova York, 29/01/2026 - A expectativa de vida nos Estados Unidos subiu para 79 anos em 2024, a maior marca da história do país. Informações preliminares mostram que a trajetória positiva continuou no ano passado.

O fim da pandemia de covid-19 e a redução das taxas de mortalidade de doenças cardíacas, do câncer e de overdoses de drogas, entre outras condições, são os principais fatores para a melhora do indicador. Os dados foram publicados nesta quinta-feira pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Leia também: Canetas antiobesidade podem reduzir custos da saúde pública, diz farmacêutica

Durante décadas, a expectativa de vida aumentou continuamente nos Estados Unidos e chegou ao pico em 2014, próxima dos 79 anos. A situação permaneceu estável até a eclosão da pandemia de covid-19, quando o indicador caiu para menos de 76 anos e meio, em 2021. Desde então, o número tem se recuperado.

As doenças cardíacas continuam sendo a principal causa de morte nos Estados Unidos, mas as ocorrências caíram cerca de 3% pelo segundo ano seguido, de acordo com reportagem da agência de notícias Associated Press.

Leia também: Número de obesos no Brasil dobrou em menos 20 de anos, diz Ministério da Saúde

Brasil

No Brasil, a expectativa de vida chegou a 76,6 anos em 2024, também a maior da história, mostrando recuperação pós-pandemia de covid-19, com mulheres vivendo em média 79,9 anos e homens 73,3 anos. Em 2021, a expectativa caiu para 72,8 anos por causa da pandemia de coronavírus.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento da expectativa de vida geral refletem melhorias em campanhas de vacinação, nutrição, pré-natal, escolaridade e saneamento básico.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias