Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 18/11/2025 - O feriado da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, provoca mudanças no atendimento de diversos serviços mantidos pelo Governo de São Paulo.
Segundo a Agência SP, a saúde, cultura, transportes, assistência social e atendimento ao cidadão, a maior parte dos equipamentos estaduais terá funcionamento diferenciado.
Leia também: Dia do Trabalho: veja seus direitos se for trabalhar neste feriado
Confira a seguir o que abre e o que fecha no feriado de 20 de novembro:
Na área da saúde, os hospitais estaduais seguem atendendo normalmente casos de urgência e emergência nos prontos-socorros, internações e centros cirúrgicos.
Já os postos de doação da Pró-Sangue Mandaqui, Dante e Barueri não abrem no feriado. As unidades das Clínicas e de Osasco funcionam das 8h às 16h. E na sexta, o posto de Barueri permanece fechado por conta da emenda do feriado.
Leia também: Feriados em novembro de 2025: veja como ficam as folgas
Farmácia Dose Certa, unidades de Medicamentos Especializados, Dispensadoras e AMEs não funcionam. Apenas os Departamentos Regionais de Saúde mantém expediente regular.
Os parques urbanos administrados pela Secretaria de Meio Ambiente também operam com horários definidos individualmente, disponíveis em link divulgado pelo governo.
Os equipamentos culturais do estado apresentam horários variados, museus como:
Abrem em horários que vão das 9h às 18h. Complexos como o Mundo do Circo funcionam com programação especial.
No interior, locais como o Museu do Café, o Casa de Portinari e o Felícia Leirner operam normalmente. Já o Museu das Favelas permanece fechado.
Bibliotecas como a BSP e a Villa-Lobos atendem das 9h30 às 18h30. O Memorial da América Latina funciona das 10h às 17h, com exceção da biblioteca.
Leia também: Quando é o Carnaval em 2026? Tudo o que você precisa saber para se programar
Entre as escolas de arte e música, apenas o Edifício Oswald de Andrade mantém atividades. O Conservatório de Tatuí, a EMESP Tom Jobim, a SP Escola de Teatro e o Projeto Guri ficam fechados.
Salas e teatros também têm programações específicas, os Teatros Cardoso, Araras e Procópio Ferreira abrem com programação definida.
Leia também: Bancos e B3 não abrem no feriado da Consciência Negra
O Theatro São Pedro não funciona no feriado. As Fábricas de Cultura do Setor funcionam com atividades até o fim da tarde, enquanto as do Setor B permanecem fechadas.
No Poupatempo, todos os postos permanecem fechados na quinta. Os atendimentos presenciais voltam na sexta, mediante agendamento gratuito nos canais oficiais.
Durante o feriado, os serviços digitais continuam disponíveis no portal, aplicativo, totens de autoatendimento e WhatsApp.
É possível acessar renovação de CNH, licenciamento, consulta de IPVA, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital e outros serviços.
Leia também: Governo adia para 2026 vigência da regra sobre trabalho do comércio nos feriados
Na Secretaria da Fazenda, todas as unidades ficam fechadas nos municípios onde o dia 20 é feriado. O retorno ocorre na quinta.
Nos transportes metropolitanos, CPTM e Metrô operam com intervalos equivalentes ao padrão de domingo e monitoram a demanda para reforço, caso necessário.
Os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU também seguem a tabela de domingo.
Passagens no formato QR Code podem ser adquiridas por WhatsApp, aplicativo TOP, ATMs e pontos de venda credenciados.
Leia também: Veja os feriados de 2026 e roteiros sugeridos para viajar nos dias de folga
O Bom Prato mantém 31 unidades abertas no feriado, incluindo Brás, Campinas, Guarulhos, Santo Amaro, São Bernardo do Campo I, Suzano, Taubaté e outras. Todas as demais retomam o funcionamento normal na sexta.
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, as unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva e os Centros de Apoio Técnico não oferecem atendimento nesta quinta.
O Museu da Inclusão também não abre. Já o serviço de interpretação de Libras nas delegacias permanece ativo. O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro recebe visitantes normalmente.
Na área de saneamento, os atendimentos da Sabesp continuam disponíveis em todos os canais automatizados durante 24 horas.
Os contatos com atendentes funcionam diariamente das 8h às 21h. A Sabesp Soluções Ambientais mantém a operação integral.
A Defesa Civil do Estado atuará normalmente por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, com atendimento por telefone (11) 2193-8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br durante 24 horas.
Leia também: Governo adia para 2026 vigência de regra sobre trabalho no comércio em feriados
Com o conjunto de serviços funcionando de forma diferenciada, neste feriado da Consciência Negra o Governo SP orienta que a população consulte horários e canais digitais antes de se deslocar.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Planos de Saúde