Saulo Cruz
Por Letícia Naome e Elizabeth Lopes, do Broadcast
[email protected]São Paulo, 14/04/2025 - A equipe médica de Jair Bolsonaro (PL) informou nesta segunda-feira, 14, que não há previsão de alta hospitalar para o ex-presidente, depois de ser submetido a uma cirurgia de reconstrução intestinal neste domingo, 13, em Brasília. Durante entrevista coletiva de imprensa nesta segunda-feira, os médicos disseram que a expectativa é de que ele não saia antes de duas semanas do hospital e informaram que a recuperação do ex-mandatário será longa.
Bolsonaro passou mal na última sexta-feira, 11, durante uma turnê pelo Nordeste. Ontem, 13, ele passou por uma cirurgia cerca de 12 horas no Hospital DF Star, na capital federal.
"Foi um procedimento onde o resultado final foi excelente e é claro que um procedimento de grande porte com 12 horas de duração, como vocês acompanharam, implica alguns cuidados muito específicos do pós-operatório da parte clínica, onde nós vamos acompanhar nesses próximos dias", disse o médico Leandro Echenique.
Segundo Echenique, medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar complicações, "e vai ser um pós-operatório muito delicado e prolongado". Diante disso, o médico acrescentou que não há previsão de alta hospitalar de Bolsonaro da UTI. "O importante é que ele saia 100% recuperado. Então, todos esses cuidados vão ser tomados e, no momento, não há nenhuma previsão de saída da UTI."
O chefe da equipe de cirurgia, Claudio Birolini, explicou que as primeiras 48 horas do pós-operatório são críticas, "evolução não é rápida". "Nossa expectativa, correndo tudo dentro do previsto, é que fique, pelo menos, duas semanas (internado no hospital)". Segundo ele, Bolsonaro deve ficar na UTI até se recuperar.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.