Brasília, 22/11/2025 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a disponibilização de atendimento médico em tempo integral ao
ex-presidente Jair Bolsonaro, em regime de plantão, durante a prisão preventiva na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. A informação consta da decisão que decretou a preventiva de Bolsonaro por "garantia da ordem pública".
Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado, 22. No despacho que determinou a prisão, o ministro citou risco de fuga do ex-presidente e ressaltou que a Corte máxima foi informada sobre uma ocorrência de violação da tornozeleira eletrônica na madrugada. Na avaliação do ministro, a suposta fuga do ex-presidente seria facilitada pela vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro em apoio à saúde do pai.
Segundo o despacho, a prisão do ex-chefe do Executivo, cumprida na manhã deste sábado, 22, teria que se dar com "todo o respeito à dignidade" de Bolsonaro, "sem a utilização de algemas e sem qualquer exposição midiática".
Ainda de acordo com o despacho de Moraes, o STF terá de autorizar todas as visitas a Bolsonaro, salvo a dos advogados e da equipe médica que acompanha o tratamento de saúde do ex-presidente.
Oposição reclama
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), reagiu à prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro neste sábado, 22, afirmando que a colocação do ex-presidente em regime fechado é "injusta" e "desumana". "Se algo acontecer ao presidente sob a custódia do Estado, essa responsabilidade será direta, objetiva e inesquecível", afirmou.
Zucco sustentou que Bolsonaro "jamais cometeu crime algum e sempre se colocou à disposição das autoridades". Avaliou que a prisão preventiva de Bolsonaro é "um ataque direto à democracia" e anunciou que a oposição vai "resistir". "Não ficaremos calados", afirmou.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que “confia no Senhor”, em um publicação feita no Instagram após a prisão.
No <i>story</i>, Michelle também transcreveu trechos do Salmo 121, da bíblia. “O senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”, afirmou.
Michelle esclareceu que não estava em Brasília no momento da prisão do ex-presidente na manhã deste sábado. A ex-primeira-dama viajou ao Ceará, para um encontro do PL Mulher na região. Na publicação, afirmou que está aguardando um voo para retornar a Brasília.
"Mas sei que o Senhor dará o Escape, assim como fez em 2018, quando meu marido foi vítima de uma facada, planejada para matá-lo, por um ex-militante psolista", escreveu. "A sua saúde traz sequelas até hoje por causa desse episódio, mas em Deus ele é forte."