Beneficiários do INSS podem consultar resposta de associações nos Correios

Antonio Cruz/Agência Brasil

Ao todo, participam 4.730 unidades dos Correios espalhadas pelo País - Antonio Cruz/Agência Brasil
Ao todo, participam 4.730 unidades dos Correios espalhadas pelo País
Por Paula Bulka Durães [email protected]

Publicado em 16/06/2025, às 11h51

São Paulo, 16/06/2025 - Os aposentados e pensionistas - que contestaram os descontos feitos na folha de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - podem consultar, a partir desta segunda-feira, 16, a resposta das associações nos Correios. Ao todo, participam 4.730 unidades espalhadas pelo País (confira a lista completa aqui).

Desde a última semana, os beneficiários do INSS começaram a ser notificados pelo aplicativo "Meu INSS" com justificativas das entidades sobre os débitos realizados. A partir do momento em que os aposentados sinalizam nos canais oficiais do instituto não reconhecer os descontos, as associações e sindicatos tem um prazo máximo de 15 dias para dar um retorno. 

Além de verificar as respostas, os aposentados e pensionistas podem, nas agências presenciais: consultar os descontos, contestar os descontos indevidos, reconhecer ou autorizar algum desconto, consultar o resultado sobre a contestação (depois de um prazo de 15 dias), contestar a documentação apresentada pela associação e imprimir o protocolo com orientações sobre atendimento nos canais oficiais "Meu INSS" e 135.

Mais de 3,2 milhões de beneficiários apontaram não reconhecer os descontos, pelos canais oficiais do INSS, segundo os dados mais recentes divulgados pelo governo federal. Deste total, 75,6% consultaram pelo aplicativo ou site "Meu INSS", 8,9% pelo canal telefônico 135 e 15,5% pelas agências presenciais dos Correios. Até o momento, 43 associações foram contestadas e terão que responder os aposentados e pensionistas se os descontos foram autorizados ou não.

O que fazer caso a entidade não responda ou não comprove autorização para os descontos?

De acordo com o INSS, esse é o cenário mais comum. Caso a entidade não responda ou não comprove ter autorização para realizar os descontos, a instituição vai acionar a associação para devolver o dinheiro. A recomendação é continuar acompanhando o pedido pelos canais oficiais do INSS.

O que fazer se a entidade responder que tem autorização para fazer os descontos ou que o processo está na justiça?

Neste caso, o beneficiário do INSS precisa sinalizar se concorda ou não com a resposta. O prazo é de 30 dias corridos a partir da data de recebimento do retorno. O aposentado e pensionista pode se manifestar pelo aplicativo "Meu INSS" ou se dirigir a uma agência parceira dos Correios.

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