Projeto aprovado pelo Congresso favorece parlamentares que perderam mandato
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Por Naomi Matsui, da Broadcast
redacao@viva.com.brBrasília, 30/10/2025 - O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 1/2025, aprovado por deputados e senadores nesta quinta-feira, 30, favorece parlamentares que perderam seus mandatos por decisão judicial ou legislativa. De última hora, a relatora do texto, senadora Dorinha Seabra (União-TO), incluiu trechos que definem o tratamento de emendas desses parlamentares.
O texto determina que emendas individuais já empenhadas “permanecerão vinculadas ao autor originário”, “sem possibilidade de modificação”. Isso permitirá que os recursos continuem atrelados aos parlamentares cassados, o que poderá ser usado para sua promoção nas bases eleitorais, mesmo fora do Congresso.
Leia também: https://viva.com.br/noticias/proposta-que-dificulta-prisao-de-deputados-e-senadores-ganha-relator.html
No caso de emendas não empenhadas, os recursos sairão no nome de quem assumir a cadeira, que passará a responder por remanejamentos e alterações. Nesse cenário, caberá ao Congresso informar o governo
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
