UE descarta indícios de ciberataque em apagão que afeta Espanha e Portugal

Adobe Stock

Restabelecimento da energia em grande parte do país pode levar de 6 a 10 horas - Adobe Stock
Restabelecimento da energia em grande parte do país pode levar de 6 a 10 horas

Por Pedro Lima e Laís Adriana, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 28/04/2025, às 12h20

São Paulo, 28/04/2025 - O presidente do Conselho Europeu, António Costa, destacou que "não há indícios de qualquer ciberataque" sobre o apagão que afeta países da Europa nesta segunda-feira, em especial Espanha e Portugal.

Em publicação no X, Costa afirmou que está em contato com o premiê espanhol, Pedro Sánchez, e com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, "sobre as interrupções de energia generalizadas na Espanha e em Portugal hoje". Ele informou que as operadoras de rede dos dois países estão trabalhando para encontrar a causa do problema e restaurar o fornecimento de eletricidade.

A Red Eléctrica (Redeia), operadora e distribuidora de energia da Espanha, disse que o restabelecimento do fornecimento de eletricidade em grande parte do país pode levar de 6 a 10 horas "assumindo que tudo corra bem", após a queda de energia massiva e sem precedentes.

A empresa se recusou a especular sobre as causas do apagão. O Centro Nacional de Segurança Cibernética de Portugal emitiu um comunicado dizendo que não há indícios de que a interrupção tenha sido causada por um ataque cibernético.

Chefe de operações da Red Eléctrica, Eduardo Prieto disse aos jornalistas que o evento foi inédito, chamando-o de "excepcional e extraordinário". Entre as áreas afetadas, o apagão atingiu redes de transporte, hospitais e serviços financeiros, com várias instituições e parte da população recorrendo a geradores emergenciais. Lojas que vendem geradores de energia afirmaram ter ficado sem estoque em poucas horas.

O Gabinete português concordou com uma reunião de emergência na residência do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez visitou a distribuidora de energia Red Eléctrica para continuar os esforços de restauração das operações da rede.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias