Anvisa vai avaliar registros de versões brasileiras do Ozempic
Foto: Freepik
São Paulo, 18/02/2026 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve divulgar na próxima semana a reposta sobre os pedidos de registro das versões nacionais das chamadas "canetas emagrecedoras" à base de semaglutida, princípio ativo presente do já conhecido Ozempic.
Leia também: Anvisa alerta para risco de pancreatite associada a canetas emagrecedoras
As farmacêuticas com pedidos em análise são a EMS e Ávita Care. A notificação da Anvisa chega em um momento de atenção, tendo em vista que a patente da semaglutida, substância desenvolvida internacionamente pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, perde a validade no Brasil em 20 de março.
Com o fim da patente, outras empresas farmacêuticas poderão produzir e comercializar, com aprovação regulatória, medicamentos que têm como base a semaglutida dentro do território nacional. Contudo, ainda não há garantia de aprovação rápida, considerando que a Anvisa poderá pedir mais informações para as empresas.
Leia também: Importação de canetas emagrecedoras já supera itens como salmão e smartphones
No Brasil, a partir do pedido de patente, as empresas possuem um período de direito de exclusividade de suas tecnologias de 20 anos.
Leia também: Canetas emagrecedoras: OMS emite 1ª diretriz para uso em adultos
Em dezembro de 2025, a Novo Nordisk tentou recorrer à Justiça para estender o prazo de exclusividade de patente no Brasil, alegando que houve atraso na avaliação brasileira e pedindo o prazo de volta, mas teve o pedido negado.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
